sexta-feira, 15 de julho de 2016

Recordar é Viver: "Ditinho, treinador de goleiros do VOCEM"












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O VOCEM (Vila Operária Clube Esporte Mariano), vem sendo o  destaque da 2ª Divisão do Futebol Paulista. O time da cidade de Assis montou um forte elenco, e desde o início do campeonato está entre os primeiros, surgindo como sério candidato ao título, ou mesmo alcançar o acesso.

E um dos trunfos desta campanha está nas mãos do treinador de goleiros, o garcense Benedito de Oliveira, o grande Ditinho. Para quem não sabe, o Ditinho é considerado o menor treinador de goleiros do Brasil, função que ocupa há quase 30 anos. Começou a carreira aqui no Garça, e depois não parou mais. Veja, a seguir, os clube por onde passou: Garça, Corinthians de Presidente Prudente, Paraguaçuense, Marília, São Carlos, Fernandópolis, Tanabi, União Barbarense, Taubaté, Bragantino, Eco Suzano, Grêmio Osasco, Velo Clube Rioclarense, São Bento de Sorocaba, Atlético de Três Corações e agora no VOCEM. Muitos goleiros que hoje estão no futebol profissional trabalharam com o Ditinho. Um dos mais famosos é o Aranha, ex-Santos e Palmeiras.

Ditinho chegou para trabalhar na Comissão Técnica do VOCEM no início do ano, juntamente com o técnico Paulo César Santos e o preparador físico Douglas Libonório (foto). Ele é o principal responsável pela excelente performance dos “guardas metas” Stivi (foto), ex-Tanabi e Fernandópolis, Mikael (ex-Tanabi) e Yuri (ex-Taubaté). Recordando os tempos de Garça, veja o Ditinho no time do Frigus, na década de 70, época que era um ponta direita velocista e driblador. Em pé da esquerda para direita: Clecinho, Luiz Andrade, Natal, Parafuso, Iza, Zé Spigolon e Robertinho Castanha. Agachados: Ditinho, Zirtinho, Ique, Ribeiro, Marcola e Edson Tercioti.

HISTÓRIA: O VOCEM (Vila Operária Clube Esporte Mariano) foi fundado no dia 21 de julho de 1.954. O grande benemérito foi o Padre Aloísio Bellini que decidiu fundar um time, cuja prioridade não era a de conquistar títulos ou revelar jogadores. A ideia principal era incentivar os jovens da época a seguir os caminhos da igreja. Nada mais justo, então, do que se unir ao futebol, em especial a garotada da tradicional Vila Operária, de Assis. Inicialmente o time foi denominado de “Marianinho”, depois se tornou VOCEM. As cores dos uniformes são branco e o bordô e não foram escolhidas por acaso. Elas representam o pão e o vinho, ou seja, o corpo e sangue de Cristo, ou resumindo, o vinho de missa e a hóstia da comunhão.

Já o distintivo ganhou inscrições em latim com as frases “Audite Vocem Domini” e “Non ducor duco”, que significam, respectivamente “Ouviste a voz do Senhor” e “Não sou conduzido, conduzo”. Outra curiosidade: quando do começo do time, não bastava o atleta ser bom de bola para garantir a titularidade, primeiro era preciso frequentar a missa, onde se distribuíam vales que davam direito a escalação. O ingresso no profissionalismo foi no ano de 1.978, quando ganhou o apelido de “Esquadrão da Fé”. Depois de se licenciar no ano de 1.994, voltou com tudo no ano de 2.014. Atualmente disputa a 2ª divisão do Campeonato Paulista, que conta com 32 equipes. É o líder geral da competição, somando 32 pontos ganhos, depois de 13 rodadas. Veja na foto, o Ditinho (segurando a bola) posando com o time de Assis. No domingo passado o VOCEM ganhou do Assisense, no tradicional derby de Assis, pelo placar de 3 a 0. Amanhã enfrenta o Tupã, no Estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã, a partir das 10 horas.