sexta-feira, 29 de julho de 2016

Recordar é Viver: "Zeu Lima, um garcense conduzindo a tocha olímpica"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Em tempos dos Jogos Olímpicos/Rio 2016, a grande sensação no momento vem sendo o passeio que a tocha olímpica está fazendo por todo o Brasil. Milhares de brasileiros se inscreveram para carregar a tocha, mas apenas 12.000 foram sorteados ou indicados. Dentre os felizardos um garcense: Elizeu Ferreira Lima, o “Zeu Lima”.

Para carregar a tocha era necessário ser escolhido por um dos patrocinadores do evento, ou indicado pelo Comitê Organizador dos Jogos, após se cadastrar naquele Órgão. Depois era só esperar e contar com a sorte, pois a concorrência foi muita.

O Zeu Lima optou por acessar o site da Nissan “Quem se Atreve”, e contou sua história e o porquê de sua vontade de carregar a tocha. Isto no ano passado, no mês de julho. Num breve relato, disse que o primeiro sonho concretizado foi no dia 11 de novembro de 1.996, quando montou uma réplica do ônibus espacial americano, medindo 19 metros de altura, utilizando cerca de 12 mil garrafas pet reciclável. Um recorde mundial, que colocou seu nome (e também de Garça) no Guinnes Book Of Records no ano de 1.998. O segundo sonho seria carregar a tocha olímpica. Acabou sendo escolhido, e recebeu a confirmação no mês de novembro. 

Zeu Lima conduziu a tocha no último dia 17 de julho na cidade de Sorocaba, juntamente com mais 62 pessoas. O percurso foi de 200 metros. Importante ressaltar que todas as despesas, desde o transporte, acomodação e alimentação são de responsabilidade do próprio condutor. Mas dois amigos foram fundamentais nesta sua façanha: Fábio Costa e Fernando Costa que o acompanhou até Sorocaba.

Acostumando a viver fortes emoções com o seu Corinthians, Zeu Lima disse que transportar por 200 metros, o mais importante símbolo dos jogos olímpicos, foi algo indescritível, inimaginável e momentos que ficarão para sempre em sua memória.  

De quebra ainda ganhou como presente do patrocinador a tocha que carregou. Agora com muito orgulho e satisfação, faz questão de mostrar a todos os amigos e esportistas em geral. Só para lembrar, o condutor que pretende levar a tocha para casa, tem que pagar o preço de R$ 1.985,19. Nos flagrantes, o garcense transportando a tocha acesa, e a família Lima com a tocha: Zeu Lima, a esposa Rachel e os filhos Allan e Daniela.  

A TOCHA OLÍMPICA: Foi acesa no dia 21 de abril, na Grécia, berço dos jogos olímpicos, por raios de sol. É um ritual bonito e que remete aos jogos da antiguidade. Essa é a chama olímpica dos jogos olímpicos Rio-2016. Ela não se apaga até o fim do evento. É sério. Um método especial a traz acesa para o Brasil. Chegando aqui, a chama olímpica é mantida viva e brilhante, por cerca de 95 dias, que é a duração do revezamento da Tocha Olímpica/rio 2016. De tocha em tocha, de pessoa em pessoa, a chama Olímpica está atravessando o Brasil até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro. Lá uma última tocha acende uma pira, dando início aos Jogos Olímpicos Rio-2016. A tocha é feita de alumínio e resina reciclada. Pesa pouco mais de 1 quilo e tem 63,5 cm de altura quando fechada e 69 cm quando expandida. O formato triangular dela é feito para representar os três valores olímpicos: respeito, excelência e amizade, enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores. Os números do revezamento: 95 dias – 20 mil quilômetros percorridos por terra – 10 mil milhas aéreas de avião – 26 estados e o Distrito Federal - 300 cidades aproximadamente, incluindo as capitais.