segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Coluna Bate Pronto (20/09)





Ainda repercute a violência da torcida corintiana presente ao Itaquerão, após a derrota para o Palmeiras no sábado, 2 x 0 (Moisés e Yerry Mina). O confronto com a PM gerou cenas fortes, até chocantes, de uma torcida organizada que entrou em ebulição após a derrota depois de 34 partidas de invencibilidade como mandante e ainda pelo fato de ter sido retirada uma faixa. O problema é que, para o jogo diante do Fluminense, pela Copa do Brasil, na estreia do técnico interino Fábio Carilli (Cristovão Borges foi demitido ainda nos vestiários), há um grande temor pela reação dos torcedores, em caso de eliminação precoce.

O São Paulo foi derrotado pelo Atlético-PR, 1 x 0, enquanto o Santos, com grandes dificuldades e sob muita chuva, despachou o Santa Cruz, 3 x 2. Demais resultados da rodada do fim de semana: Chapecoense 2 x 2 Ponte Preta; Flamengo 2 x 0 Figueirense; Vitória 0 x 1 Botafogo; Grêmio 0 x 1 Fluminense; Sport 0 x 1 Coritiba e Cruzeiro e Atlético-MG, 1 x 1.

Liderança para o Palmeiras, com 51 pontos, um a mais que o Flamengo. A seguir, fechando o G-4, Atlético-MG (46) e Santos (45). O Corinthians é o quinto, com 41 pontos, sete à frente do São Paulo, o 12º. Na zona de rebaixamento, sem contar os pontos do jogo de ontem à noite, entre América-MG e Internacional, estavam: Figueirense (28), Internacional (27), Santa Cruz (23) e América-MG (15).

Após perder para o Tombense, 2 x 0, a Portuguesa sofreu mais um rebaixamento em sua história. A Lusa do Canindé terá que disputar a Série D no ano que vem. Também foram rebaixados: América-RN, Guarantinguetá e River-PI. Estão brigando pelo acesso – os vencedores das séries subirão automaticamente -: Fortaleza x Juventude; ABC x Botafogo-RP; Boa Esporte x Botafogo-PB e Guarani x ASA de Arapiraca.

Segundo o jornalista Jorge Nicola: “A Portuguesa atingiu o fundo do poço depois de derrota para a Tombense, em Tombos-MG. Pela primeira vez em seus quase cem anos, a Lusa disputará a quarta e última divisão do Campeonato Brasileiro. O rebaixamento para a Série D foi o quinto desde 2012, incluindo duas quedas no Paulista e três no nacional. A ida para a temível Série D aumenta o risco de a Portuguesa fechar suas portas em um futuro breve. São mais de R$ 250 milhões em dívidas, incluindo trabalhistas, fiscais, tributárias… O clube também corre o risco de ver seu estádio, o Canindé, ir a leilão em novembro, por causa de uma pendência de aproximadamente R$ 8 milhões com dois conselheiros.”

“Se não conseguir o acesso na quarta divisão do ano que vem, a Lusa ficará sem calendário a partir do segundo semestre de 2018. Isso porque a classificação para a Série D se dá pelo desempenho no Paulistão e, hoje, um dos times mais tradicionais do estado participa da Série A-2, que equivale à segunda divisão. Na grotesca campanha na Série C, a Lusa colecionou diversas tragédias, como a derrota por 5 a 0 para o Botafogo-SP em pleno Canindé e o tropeço por 2 a 1 para o Guaratinguetá - nenhum outro clube perdeu para o lanterna da Série C. A Portuguesa ainda foi derrotada duas vezes pelo Macaé, seu rival até a rodada do domingo contra o descenso.”

“Falta de planejamento, problemas financeiros, ações judiciais, confisco de rendas… Tudo isso ajuda a explicar o fato de a Portuguesa ter contado com cinco treinadores em 2016 (Estevam Soares, Ricardinho, Anderson, Jorginho e Marcio Ribeiro). Também foram contratados 44 jogadores; o clube contou com um total de 68 atletas no ano, incluindo aqueles que permaneceram de 2015 e os promovidos da base. Presidente da Lusa desde abril, quando ganhou eleição com uma liminar, Zé Luiz Ferreira de Almeida não conseguiu cumprir quaisquer das promessas. Em campanha, ele garantia contratar um jogador de Liga dos Campeões, assegurava dinheiro com parcerias e afirmava que montaria um time para subir à Série B em dez dias. O que se viu, porém, foi uma chuva de processos contra a Portuguesa - quatro atletas, entre eles o zagueiro Luan Peres, conseguiram a rescisão do contrato por falta de pagamento.”

O Brasil fechou a Paralimpíada do Rio de Janeiro com 72 medalhas conquistadas. Ao total foram 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes, na oitava colocação entre os participantes. O principal destaque brasileiro foi o nadador Daniel Dias, com quatro ouros, três pratas e dois bronzes.

Em sua despedida dos Jogos Abertos do Interior de São Bernardo do Campo, o futebol feminino garcense foi superado por Araraquara, 6 x 0. O tênis de mesa masculino também encerrou a sua participação com revés: 0 x 3, diante de Mauá.

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização - Fechando a rodada do Brasileirão/16, o América-MG, lanterninha geral, derrotou o Internacional, em Belo Horizonte, 1 x 0. Será que o Inter pensa que, com Celso Roth, conseguirá escapar do rebaixamento?