sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Recordar é Viver: "GRUP, muito mais que um clube"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Atualmente o futebol das chácaras está em alta. Em Garça muitos amigos se reúnem, geralmente nos finais de semana, para praticar o futebol society. Todas são equipadas com ótimos campos gramados, reunindo uma galera boa de bola, até mesmo ex-atletas profissionais, e outros jogadores que passaram pelo amadorismo garcense.

Dentre as “tops”, destacamos a ótima chácara do GRUP: Grêmio Recreativo União Planalto, clube fundado no dia 19 de agosto de 1.999. Podemos afirmar que está entre as melhores de Garça, e convenhamos de toda a região. Tem uma estrutura invejável, uma bonita sede social com muito verde, campo de futebol, com vestiários de “time grande”.

A diretoria é presidida pelo esportista Nivaldo Fabiano Gianezi, que tem como vices, o Dr. Jair Lopes Machado e Leonildo Garcia Venuto, o “Keno”. Diretor de Finanças, Nelson Fontes e Diretor de Patrimônio, Ari Beguine.

O GRUP tem 30 sócios proprietários e atualmente conta com 22 sócios participantes, que contribuem mensalmente. Está localizada no Jardim Adrianita, numa área de 7.000 metros, adquiridas com recursos próprios e com muito verde. O gramado do campo é um verdadeiro tapete, possuindo um moderno sistema de drenagem para a bola rolar mesmo com chuva. Sem falar que os torcedores assistem os jogos de forma bem confortável, sentados numa arquibancada coberta. Os jogos acontecem nas noites de quintas feiras e nas manhãs de domingo. Os times são divididos por índice técnico e posição dos jogadores. Quando são montados três ou mais times, cada jogo tem duração tem 15 minutos, com o vencedor continuando nas disputas. Todos jogadores atuam devidamente uniformizados (fotos)

Importante ressaltar que se ocorrer algum ato disciplinar a punição é exemplar. Após o término dos jogos, uns “comes e bebes”, no próprio bar do clube, para colocar o papo em dia. É comum o(s) aniversariante(s) “patrocinar” algo. Numa data festiva, dia dos pais, mães ou final de ano, a comemoração é estendida a todos os familiares. Sempre preservando o meio ambiente, o GRUP também administra uma área anexa com 4.400 metros, que foi cedida pela Prefeitura Municipal, onde foram plantadas muitas árvores nativas e algumas frutíferas.

Segundo o presidente Nivaldo Gianezi, a idéia de se criar o GRUP vem desde os tempos que o pessoal jogava nos domingos de manhã na Chácara do Bonini, próximo ao distrito industrial. Num bate papo informal entre todos resolveram adquirir uma área. Por indicação do Ari Beguine, compraram o terreno, na época praticamente em terra bruta. “Pusemos a mão na massa e trabalhamos pra valer para chegar no estágio atual. Mas valeu a pena”, concluiu o Nivaldo Gianezi.

Na última quarta-feira (07/09), o GRUP comemorou 15 anos da inauguração do campo society, um motivo de orgulho para todos. Atualmente o campo é iluminado, com modernos refletores, propiciando uma excelente visibilidade, não somente para os jogadores, como também para os torcedores. Como bem diz o slogan do clube, numa alusão ao poderoso Barcelona espanhol: “més que un club”, o GRUP é realmente muito mais que um clube. É uma família.