sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Recordar é Viver: "Salec, o único tetracampeão do master garcense"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Ser campeão numa competição não é tarefa fácil. Agora ser tetracampeão de forma consecutiva não é pra qualquer time não. O SALEC provou no último sábado que é o rei do futebol suíço master. Venceu com categoria e muita disposição o forte Dinos e levantou o título da temporada 2016.

Estivemos assistindo aos dois jogos finais e notamos como foi bem disputada a decisão. Parecia um jogo de xadrez. O Dinos tinha a vantagem do empate, pelo fato de ter realizado uma melhor campanha. No primeiro jogo empate em 0 x 0. No outro, novamente muito equilíbrio. Até que no finalzinho, Márcio Gravatim, marcou de cabeça, o gol que deu o tetracampeonato ao SALEC. Um feito pra encher de orgulho toda a equipe, em especial a grande e vibrante torcida “salequiana”, que compareceu em massa ao Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”.

Ao conquistar o inédito “tetra”, o SALEC quebrou o recorde que era do Guanabara, agora alcançando uma marca difícil de ser batida, principalmente pelo fato de ser de forma consecutiva. Como me disse o presidente João Alves: “recordes existem para ser quebrados e o SALEC conseguiu esta proeza, deixando o nome registrado no suíço master de nossa cidade”. E que venha o “penta” em 2.017, pois temos bons jogadores e uma fanática torcida.

Agora falando no tetracampeão garcense não podemos deixar de mencionar o saudoso Cláudio Alves, o principal responsável pela formação do SALEC. Tudo porque a família Alves, após o seu falecimento, no mês de março de 2012, resolveu prestar esta homenagem ao filho ilustre e amigo de todos os esportistas.
                             
O Cláudio Alves sempre esteve ligado ao nosso futebol menor. Foi um dedicado jogador, mas despontou como um grande e gabaritado dirigente, principalmente na época do SALEC (Sanatório André Luiz Esporte Clube), campeão amador de 1.980. Também foi vice campeão regional nos anos de 1.981/82, em competição promovida pela Liga Regional de Marília. Sempre comunicativo, tinha uma legião de amigos, e passou por vários times no futebol suíço, entre eles, o Flamengo, Paulista, Independente, Pé de Cana. Na foto posando com os irmãos. Em pé da esquerda para direita: João Alves, Tonho Alves e Cláudio Alves. Depois Anderson e Nalzinho. No outro flagrante quando jogou no Cliregal, vice campeão da “Taça Cidade de Garça”, no ano de 1.982, do tradicional torneio anual promovido pelo Lions Clube.  Em pé da esquerda para direita: Dejão, Adão Rocha, João Alves, Cido Alves, Ednalvo Cardoso de Andrade e Carlos Bonfa; Agachados: Cláudio Alves, Vitinho, Zé, Nei e Mauro.                       

DESTAQUES DA FINAL: Provando que o SALEC é um time família, dois jogadores foram fundamentais e decisivos na conquista do título: os irmãos Zé Gravatim e Márcio Gravatim (foto). Ambos jogaram muito bola e marcaram os gols mais importantes. Na semi final, no empate com o Aliança (1 a 1), já nos acréscimos, o Zé Gravatim, chutou cruzado rasteiro, meio que sem ângulo, a bola bateu na trave e entrou. Na decisão foi a vez do Márcio Gravatim, cabecear forte e colocado pelo alto, a bola bateu na trave e entrou. Ambos os lances foram na mesma trave. Confesso que eu estava atrás do gol, numa posição privilegiada, e nos dois lances, eu observei atentamente a trajetória da bola (no chute e cabeçada). Pra mim a bola ia pra fora. Milagrosamente fez uma curva incrível, bateu na trave e entrou. Atrás daquele gol sempre foi colocada no alambrado a bandeira do SALEC com a imagem sorridente do Cláudio Alves (foto). Olha que frequento campos de futebol há mais de 40 anos. Nunca vi tamanha coincidência nos lances. Ali fiquei contente em ver a rede balançar. Mas em casa, depois de passada toda a euforia, refletindo um pouco, cheguei a seguinte conclusão: O Cláudio Alves teve “participação decisiva” naqueles gols. Há, isto ninguém me tira!!!