sábado, 3 de dezembro de 2016

Recordar é Viver: "O o ex-goleiro Zé Roberto Moisés, recebe homenagem na Câmara"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla

No último dia 23, o ex-goleiro José Roberto Moisés, recebeu a “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares”, em solenidade realizada na  Câmara Municipal. O evento fez parte da Semana da Consciência Negra de Garça, e a comenda é entregue a pessoas que prestam ou prestaram relevantes trabalhos ao combate à discriminação, ao preconceito, na defesa dos princípios fundamentais e na promoção de vida. Estivemos presentes pudemos ver a alegria e emoção do homenageado, cercado de familiares e amigos. O Zé Roberto foi um grande goleiro de nossa várzea. Jogou no Água Branca (Vila Salgueiro), Paulista, Trans-Ribas, Ferro Velho do Evilázio. Chegou a defender o gol do Flórida Paulista, na Alta Paulista, quando o presidente era o sr. Argemiro Beguine. 

Mas foi na música, como um grande baterista, que o Zé Roberto sempre se destacou. Ainda bem jovem, com cerca de 10 anos, já tocava na Banda Municipal de Garça, depois na Banda do Chope, no inesquecível conjunto The Young´s (anos 60), Banda Imagina Som, Força Viva, Delírio In Concert, Banda Seresta Moderna e também na Orquestra da Escola de Cultura. Recordamos sua época de goleiro, quando jogou no Paulista (anos 70). Em pé da esquerda para direita: Zé Roberto, Estevam, Adalto, Rizzi, João Carlos, Zé Walter e Zé Roberto. Agachados: Luiz Carlos, Nardo, Nicola, Zé Renato, Carlinhos Julião e Jair Proença.

NA CÂMARA: A indicação foi do vereador são-paulino Júlio Marcondes de Moura Filho e a brilhante narrativa do vereador são-paulino Zelito. “A história nos premia com fatos notórios quanto a presença do negro na formação da cultura e do próprio povo brasileiro, não se pode ignorar sua larga representatividade em nossa população que é composta por mais de 50% de negros. No Brasil temos um ícone na luta pela liberdade de negro, hoje reconhecido como um dos heróis nacional, falamos de “Zumbi dos Palmares”, que, depois de árdua e sofrida luta pela libertação de seu povo veio a ser assassinado em 20 de novembro de 1.665, sendo esta uma data de consenso quanto a comemoração do dia da consciência negra, sendo esta, também, a data que nos parece merecedora que se torne feriado nacional com a finalidade de o povo brasileiro refletir sobre as suas origens e os seus heróis."

"Mais da metade do povo brasileiro tem descendência da raça negra, e no Brasil, infelizmente, o racismo e o preconceito, estão muito presentes, estão vivos dentro da sociedade. A presente sessão extraordinária que tem por finalidade outorgar a “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares ao Sr. José Roberto Moisés, presta em paralelo também uma homenagem a esse ícone da história brasileira. Mas não só isso, através da entrega dessa Comenda reconhecemos os relevantes trabalhos no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito, na defesa dos princípios fundamentais da constituição da República Federativa do Brasil e na promoção da vida, por parte de nosso ilustre homenageado José Roberto Moisés, ao qual deixamos nossa gratidão enquanto representantes da sociedade garcense, desejando que sua vida continue a ser exemplo de luta em prol da vida e do respeito a todos os seres humanos, sejam eles brancos ou negros, ricos ou pobres, homens ou mulheres, crianças ou idosos, todos, enfim, são merecedores e dignitários de amplo respeito aos seus direitos enquanto pessoas, seres humanos?." 

O Zé Roberto tem 70 anos, é casado com Maria do Carmo Terrace e tem 4 filhos: Joemary Maria, Josiane Maria, Geraldo Omédio e Daniela Maria. Veja nos flagrantes junto dos familiares, vereadores, amigos e da Comendadora e Embaixadora da Paz, Ângela Maria Tucilo.