sábado, 10 de dezembro de 2016

Recordar é Viver: "O são-paulino Washington `Cateto´ Araújo comemorou aniversário em grande estilo









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Um dos mais apaixonados e tradicionais esportistas de nossa cidade acaba de completar uma data memorável: Washington Pereira de Araújo, o “Cateto” chegou brilhantemente aos 70 anos, na última quinta-feira, esbanjando saúde, vitalidade e muita jovialidade. Pra comemorar esta data, reuniu os familiares e amigos, onde rolou muitas conversas, especialmente sobre o futebol, o seu time do coração São Paulo, o glorioso tricolor do Morumbi, o título do Palmeiras, a fase boa do Santos e a fase não boa do Corinthians. Vale ressaltar que o Cateto é um dos mais fervorosos torcedores da Esportiva Jafense e também do Garça Futebol Clube. Sem sombra de dúvidas quando o assunto é futebol estas são as duas grandes paixões. Até porque na Esportiva Jafense foi jogador, e no Garça um dos mais eficientes e competentes dirigentes dos últimos tempos. Foi uma noite pra lá de agradável, um bom bate papo, um apetitoso churrasco, além de música de ótima qualidade, a cargo dos filhos Lucas e Luana e banda.

A CARREIRA: Washington Pereira de Araújo, o “Cateto”, começou a jogar bola bem jovem. Com apenas 16 anos vestia pela primeira a camisa da Esportiva Jafense contra o Duartina, onde jogou por mais de dez anos, entre as décadas de 60/70. Era um meio campista (volante) de grande eficiência, principalmente quando o assunto era marcação. Foi bi-campeão nos anos de 1965 e 67, no campeonato regional do Estado de São Paulo.

No citadino garcense defendeu os fortes times da Ferroviária e do Mercado, onde foi campeão na temporada de 1.966. Paralelamente disputava os certames bancários pelo Banco Noroeste, onde de trabalhou por 8 anos.

E também disputou o futebol suíço, defendendo a grande equipe do Independente, onde foi campeão mais um vez, no ano de 1.985, em competição sediada no campo do Garça Tênis Clube (na foto com a faixa ao lado da esposa Fernanda). Mas a grande colaboração do Cateto foi mesmo ajudando e acompanhando o glorioso “Azulão” no futebol profissional do interior paulista. Desde quando o Garça (foto) retornou no ano de 1.984 ele foi um incansável defensor fora das quatro linhas.

Desta época só tem boas recordações, com o “Platzeck” lotado e uma torcida vibrante, que apoiava o time e sempre saia feliz de campo. Faz questão de frisar que trabalhou com grande dirigentes de nossa cidade e muitos bons jogadores. Dentre os diretores destaca o ex-presidente Antonio “Biga” Marangão, “o melhor de todos”, sem falar no Neuri Cordeiro, Manoel Geraldo, Wellington Moreira, Cornélio, além dos técnicos Neuri Cordeiro e Bô. Quanto aos jogadores uns merecem registro especial: o zagueiro Deodoro, centroavante Vidótti, os goleiros Dagoberto e Carlos Alberto “Mamela”, Marinho Rã, Campanholo, Dinho Parreira, Pilão, Sergio Ananias e muitos outros.

Seu grande sonho é ainda ver o “Azulão” voltar a brilhar nos campos esportivos, principalmente divulgando o nome da cidade, até porque o Garça sempre tradição, montando grandes times e revelando jogadores. Mudando um pouco, o Cateto foi vereador por 16 anos, entre os anos de 1.993 à 2.008. Se orgulha de ter sido o presidente nos anos de 2.003/04, e na sua gestão inaugurou o atual prédio da Câmara Municipal no dia 30/12/2.013. Ainda promoveu a restruturação no quadro de servidores, adquiriu o primeiro veículo e foi o responsável pela contratação do primeiro advogado para a Edilidade. O Washington “Cateto” de Araújo é casado com a Fernanda e tem três filhos: Luciano, Lucas e Luana (foto).   

Lembrete: 31/12/2016 - Partiu, Lins!