sexta-feira, 19 de maio de 2017

Recordar é Viver: "Luiz Paulo, o homem que fez história na Copa Lions"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Na mesma semana que terminava mais uma edição da Copa Lions, falecia Luiz Paulo Perez, o atacante que fez história na tradicional taça, promovida pelo Lions Clube de Garça, como parte dos festejos do aniversário de Garça. Ele foi o autor do gol do título do Mercado, que venceu a Ferroviária, pelo placar de 1 a 0, na 1ª edição (futebol amador), disputada no dia 04 de outubro de 1.966.
O jogo também fez parte das solenidades de inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. A final entre Mercado x Ferroviária, foi na preliminar da partida principal entre um combinado de Veteranos de Garça x Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo, sob o comando de Fiori Giglioti, o “Locutor da Torcida Brasileira”. Portanto, Luiz Paulo também marcou o primeiro gol no novo campo do Garça, em se falando do futebol amador. Depois no jogo principal, o primeiro gol foi do meio campista Irineu Palmeira.  
A coluna presta uma singela homenagem ao corintiano Luiz Paulo Perez, um meia atacante habilidoso, que sabia armar jogadas de contra ataques e sempre marcava seus gols. Começou a despontar na várzea garcense nos anos 60. Um jogo marcou o início de sua carreira. Na época jogava no Corintinha, de Vila Rebelo, do técnico Roberto Canela, que enfrentou a forte equipe do Botafogo, do técnico Egídio, cujo destaque era o Helinho Tercioti. O prélio aconteceu no Campo do Municipal em Vila Williams. Todos esperavam uma goleada do Botafogo. Mas naquele dia o técnico Roberto Canela armou um meio de campo com Celso Luiz Ramos, Luiz Paulo e Rabudinho. E eles acabaram com o jogo. Deu Corintinha: 1 a 0, gol do Rabudinho. Sem falar que o Celso Ramos fez um gol legítimo, anulado pelo árbitro Moisés Rodrigues Santana.
Depois daí o Luiz Paulo jogou no Paulistinha e na Esportiva Jafense, grande campeã regional. Como o futebol suíço começava a crescer na cidade, ele montou o time do Açougue Perez, depois foi jogar na Liderfarma, por várias temporadas nos campos de terra batida. Veja com parte do elenco. Em pé, da esq. p/ dir: Carlinhos, Aníbal, Jair Piveta e Tonhão. Agachados: Auromir, Luiz Paulo e Gôzinho. Depois resolveu “pendurar as chuteiras”, definitivamente.

Recordarmos o memorável time do Mercado, o primeiro campeão da Copa Lions. Em pé da esquerda para direita: Toninho Marques, Maurício, Claudinei Gimenes, Luizão (com o troféu), Francisco Bertone, Celsinho Cassemiro, Nena, Zé Carlos, Armando Martins, Ademir Martineli, Mamede, Tonho, Geraldo, Marquinhos, Valdomiro Baraldi e Paulo Carvalho “Paulito” Lopes. Agachados: Ipo Armentano, Armando, Luiz Paulo Perez, Zé Santana, Serginho, Vado, Iza e Zé Massagista.

Na sequencia está a Esportiva Jafense, campeã amadora regional: Zé Carlos (goleiro), Silvio Tofoli, não identificado, Cláudião, Carlinhos Faria, Luiz Paulo, Carlinhos de Lácio, Otoniel, Corinho, Cateto e Bidiu.

Na outra foto, Luiz Paulo (a esq) ao lado do dirigente Armando, do Mercado. No lado profissional, o Luiz Paulo foi um grande açougueiro, ofício que herdou do pai José Perez. Luiz Paulo foi casado com Dona Dalva, e deixou 6 filhos: Evandro, Gilbert, Luana, Carlos, Leina e Márcio. E também deixou registrado seu nome na história do amadorismo garcense: autor do primeiro gol campeão da Copa Lions, e também do primeiro gol (futebol amador) do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”.