segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Coluna Bate Pronto (21/11)




Apenas cumprindo tabela no Rio de Janeiro, o Corinthians foi facilmente batido pelo Flamengo, 3 x 0, com todos os gols no 1º tempo. Foi nítido o `ritmo de festa´ dos alvinegros, após o título com três rodadas de antecedência. Para o Flamengo os três pontos foram vitais, pois a equipe continua brigando por uma vaga à Libertadores, sem depender da Sul-Americana, onde está nas semifinais diante do Junior Barranquilla-COL.

Quem tropeçou também foi o São Paulo, que ficou no zero a zero frente ao Botafogo, no Pacaembu. Destaque para o incrível gol desperdiçado por Lucas Pratto. Por outro lado, o Santos, com gol de Copete, bateu o Grêmio, 1 x 0. Outros resultados da rodada: Atlético-MG 3 x 0 Coritiba; Atlético-GO 1 x 1 Chape; Atlético-PR 3 x 1 Vasco da Gama; Sport 1 x 0 Bahia; Vitória 1 x 1 Cruzeiro.

Corinthians (71), Grêmio (61), Palmeiras (60), Santos (59), Cruzeiro (56), Flamengo (53), Botafogo (52), Atlético-MG (50), Vasco da Gama (50) e Bahia (49), são os 10 primeiros colocados no principal campeonato de futebol profissional do Brasil.

Surgiu o primeiro rebaixado no Brasileirão/17: Atlético-GO (34). Ponte Preta (39), Sport (39) e Avaí (36), fecham o `quarteto da morte´. Lembrando que ontem, a Ponte Preta enfrentaria o Fluminense, ao passo que o Avaí receberia o Palmeiras, na Ressacada, em Floripa.

Tudo definido na Série B do Brasileiro: América-MG, Internacional, Bahia e Paraná Clube, garantiram presença na elite em 2018. O Ceará caiu em 2011 e só retornou na atual temporada, ao passo que o Paraná havia sido rebaixado em 2006. Os times que vão para a Série C também estão definidos: Luverdense, Santa Cruz, Náutico e ABC.

Com a ascensão do Paraná Clube, aquele estado passou a ser o terceiro com o maior número de times na elite, juntamente com Minas Gerais, que também teve o Coelho subindo. Perdem para São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e, talvez, a Ponte Preta, que briga para não cair) e Rio de Janeiro (Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama).

Do blogueiro José Roberto Malia: “Aos 51 anos, o ‘professor’ Marcelo Chamusca marcou território na história do Brasileiro: primeiro treinador a conseguir acesso em três divisões do campeonato. A escalada começou em 2013. Levou o Salgueiro, de Pernambuco, da Série D para a C. Três anos depois, colocou o Guarani na Série B. Agora, com uma rodada de antecedência, cravou o Ceará na elite. Chamusca assumiu o time em junho. Em 28 jogos, colecionou 15 triunfos, sete empates e seis derrotas. Aproveitamento de 60%. Com 64 pontos e na terceira posição, o Vovô se despede do inferno da segundona contra o rebaixado ABC no fim de semana.”

Para quem não sabe, a Rede Globo estará pagando a CBF, a quantia de R$ 2,5 milhões pela transmissão de cada jogo da seleção brasileira até a Copa de 2.022, no Qatar. O martelo já foi batido.

O Atlético-MG já definiu: partirá com tudo para contratar Jair Ventura, técnico do Botafogo, para a próxima temporada. Mesmo com Osvaldo de Oliveira tendo contrato até o fim de 2018, não ficará. O Galo ainda propôs uma troca pura e simples ao Palmeiras: quer o atacante Róger Guedes e para tê-lo, oferece o lateral Marcos Rocha. O Verdão desconversou.

Você acha que o São Paulo deve pagar um prêmio especial ao elenco, por ter se safado do rebaixamento para a Série B?

Fonte: Jornal Comarca de Garça