sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Recordar é Viver: "O ex-goleiro Turcão prestigiou a final do suíço garcense"















Wanderley `Tico´ Cassolla


O ex-goleiro Rubens Antonio Demétrio, o Turcão, atualmente morando em São Paulo, esteve em nossa cidade no último final de semana, e no domingo compareceu ao Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”, prestigiando o jogo Os Pior 1 x 0 Levi´s, que decidia o campeonato municipal de futebol suíço. Acompanhado do filho Alexandre, assistiu atentamente o primeiro jogo da grande final, assim como ia encontrando alguns ex-jogadores da sua época. Gostou de ver o empenho das duas equipes e o ânimo das torcidas.

Turcão achou o futebol suíço garcense bem disputado e de “muita pegada”. Não demorou muito e me perguntou: "E o Campeonato Amador, como está, é assim também? Tenho saudades dos jogos que aconteciam no antigo Campo do Garça, no Municipal (perto do bosque), no Campo de Vila Mariana, sem grama e de terra, menos o campo do Garça." Respondi, de imediato: “Turcão, hoje o futebol amador daqui não é mais o mesmo de antigamente. Está um tanto quanto desanimado, desmotivado, tem poucos times, e dá o que fazer para a SEJEL promover o campeonato. Precisa vir equipes da região, senão não tem participantes suficientes. Sem falar que o futebol suíço é a bola da vez, tem o campeonato do domingo de manhã e o master no sábado a tarde”. Ele respondeu: “uma pena”. 

De outro lado gostou do que viu: os campos do poliesportivo todos gramados e com muitas árvores em volta. Saindo dali o Turcão quis rever alguns amigos dos tempos do futebol. Assim é que encontramos o Luiz Helder Bosque, o Alemão, com quem jogou no Supergaz. Em seguida foi a vez de rever o Toninho Ornellas, onde foram campeões do varzeano pelo Bangu, no ano de 1.968. Na Vila Araceli, próximo ao bar do Cocada um momento mágico: o Laurindo Scarpinello, ex-torcedor do Bangu, não só reconheceu o Turcão, como relembrou dos jogos e escalações do time. Por último, o dirigente Paulo Renato Alves de Souza, que ao lado do Tonhá, José dos Santos, Lobão e Danilo, num agradável bate-papo no “Bar dos Braga”, revendo várias fotos dos times que ele defendeu em Garça e que guarda com muito carinho. 
                      
A CARREIRA: Turcão começou nos times juvenis, defendendo o São Paulinho do Egídio e o Paulistinha, isto lá no começo da década de 60. No amador jogou pelo Agromecânica, no Supergaz e conseguiu a proeza de ser goleiro de dois times rivais Bangu (Vila Nova, atual Araceli) e Real Garcense (Vila Manolo, atual José Ribeiro). Seria a mesma coisa que sair do Palmeiras e ir para o Corinthians, ou vice-versa em se falando do futebol paulista.

Em sua vista a Garça ele nos mostrou uma fotografia datada de 4 de setembro de 1.966, com o time do Bangu, que jogando pelo Campeonato Amador do Estado – setor 36 -, massacrou o Vera Cruz pelo humilhante placar de 9 a 1. Os foram marcados por Adamir (4), Daniel (2), Edgar (2) e Osvaldinho. Veja o time do Bangu que pisou no tapete verde do Estádio Municipal "Frederico Platzeck", e deu uma verdadeira aula de futebol, numa das maiores goleadas já acontecidas naquela competição. Em pé da esquerda para direita: Abel, Toninho Ornellas, Piúza, Simão, Ditinho Piúza, Turcão e Manolinho (dirigente); agachados: Pelé, Adamir Barros, Daniel Berno, Osvaldinho e Edgar Alves de Souza. O Turcão só não jogou por mais tempo em Garça, e não foi mais vezes campeão, pois teve que se mudar para São Paulo, para trabalhar na Polícia Estadual. 

Na cidade grande constituiu sua família e fincou raízes. Mas não perde a oportunidade de voltar na sua querida Garça, para matar um pouco saudade e rever os amigos, principalmente do futebol, que fizeram parte da sua juventude esportiva.