sexta-feira, 21 de junho de 2019

Recordar é Viver: "A volta do Garça e do Platzeck"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Nesta semana recebemos duas grandes notícias: a volta aos gramados do agora Garça Atlético Clube e também do bom andamento das reformas no Estádio Municipal “Frederico Platzeck”.

O time do Garça (foto), que estava afastado do futebol profissional há 15 anos, enfrentou a Lençoense e empatou em 2 a 2. 0 jogo foi válido pela São Paulo CUP, um torneio paralelo de equipes que se preparam para num futuro disputar o campeonato oficial da Federação Paulista de Futebol. Mais que o resultado em si, o importante é que foi dado o pontapé inicial. O trabalho será intenso e árduo neste semestre, mas a expectativa é grande entre os torcedores, e o Garça Atlético Clube já é uma realidade. Veja como serão os novos uniformes, muito bonito por sinal, com destaque especial na cor azul forte. Avante “Azulão”.

De outro lado, recebemos várias fotos do “novo Platzeck”, que até então estava adormecido. Aos poucos, sem muito alarde, está sendo recuperado. Os custos são grandes para a adequação do campo a nova realidade do futebol. O leitor poderá ver, o gramado está ficando impecável, o telhado da arquibancada já foi trocado (foto). As demais obras de infraestrutura avançam satisfatoriamente.
Com a montagem do Garça Atlético Clube e a liberação do “Platzeck”, a próxima meta é a inscrição na Federação Paulista de Futebol. Um assunto para ser definido no ano de 2.020.

NA HISTÓRIA: O Garça Futebol Clube foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1.965. Na época a ideia entre os esportistas era de ressurgir o Garça Esporte Clube. Importante destacar que desde o ano de 1.932 já existia o futebol profissional através do Garça Esporte Clube. 

Diante das inúmeras dificuldades, não restou alternativa senão formar uma nova agremiação, que obviamente deveria levar o nome da cidade. Depois de algumas reuniões, o nome escolhido foi Garça Futebol Clube, o uniforme na cor azul. Daí a denominação de “Azulão”. O símbolo escolhido: as iniciais GFC dentro de um losango. Na década de 90 os dirigentes da época trocaram por uma “garcinha voando”. O primeiro presidente foi o esportista Antonio Alexandre Marques. As reuniões para a formação da nova agremiação aconteceram na Sociedade Amigos de Garça, que ficava localizada na Praça Rui Barbosa, nº. 53, na Rua Carlos Ferrari, próximo da Lotérica Matriz. O time base para a formação do Garça foi o Jambo Futebol Clube, equipe amadora que era uma verdadeira seleção.   

O Estádio Municipal Frederico Platzeck foi inaugurado no dia 04 de outubro de 1.966, uma terça feira, quando Garça comemorava mais um aniversário. O maior presente para a cidade foi o novo estádio. O jogo inaugural foi entre a Seleção Amadora 4 x 3 Scratch da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Na preliminar aconteceu a decisão da 1ª edição da Taça Cidade de Garça: Mercado 1 x 0 Bangu. As festividades também foram abrilhantadas pela Banda Municipal de Garça, sob o comando do maestro Geraldo Moisés. O primeiro gol foi de autoria do garcense Irineu Araújo Palmeira.  

Os refletores foram acesos pela primeira vez no dia 18 de agosto de 1.978, uma sexta feira. O jogo inaugural teve o campeão brasileiro de 1977: São Paulo 4 x 1 Combinado de Garça x reservas do SP. O primeiro gol noturno foi de Milton. O gol do combinado foi de Gaúcho, atacante do Ipiranga.