sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Recordar é Viver: "Um homem com grande história no futebol garcense "


Tico Cassolla e o homem que eternizou o nome 'futebol suíço'

Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

Pedro Habache Júnior, para quem não sabe, tem uma história que marcou o futebol suíço garcense. Mas primeiro vamos falar da carreira futebolística do Pedrinho, um volante, jaqueta 5, cabeça de área, jogador que em sua época, ficava mais na marcação, cobrindo a zaga. Era o tipo do jogador que "dava o primeiro combate" nos atacantes contrários. 

Em várias ocasiões jogou de quarto zagueiro, tudo dependendo do esquema tático do treinador. Era um "verdadeiro carrapato" na marcação. Foi sempre um jogador legal, não me recordo dele ter sido amarelado ou expulso, pelo contrário era um atleta bastante calmo em campo. 

Pedrinho (E) e João Paulo defendendo a Gartec no futebol amador no início dos anos 80


No futebol suíço teve o nome muito vinculado ao Alfa


Pedrinho com o Alfa, em amistoso na cidade de Tupã 

No futebol amador jogou no Paulista, Guanabara, SASP, Pedra Goiás, Esportiva Jafense do Zimiani e Gartec. No futebol suíço defendeu o Alfa, Gartec, Eletrônica e  Sapataria Santo Antonio. 

Uma curiosidade: no ano de 1976, o Pedrinho Habache foi trabalhar em  São Paulo.  Lá, nas horas de folgas, jogou na várzea, no time do Corinthians, comandado por um colega de trabalho, que era cunhado do consagrado jogador Serginho Chulapa. E olha que fez bonito jogando nos campos paulistanos. 

Aliás, o Pedrinho Habache é corintiano e tem como ídolo no futebol, o palmeirense Ademir da Guia, juntamente com o corintiano/piloto de fórmula1, o Ayrton Senna.

FUTEBOL SUÍÇO - Você sabia que o Pedrinho Habache, é um dos  responsáveis pelo nome da modalidade aqui em Garça, chamar "futebol suíço"? Ele e o sãopaulino José Carlos de Lima, o conhecido "Carlinhos Policia". Até porque em todos outros lugares é futebol society, futebol de 7 ou fut7.

Vamos aos fatos. Tudo começou no dia 04 de abril de 1971, quando  da fundação do time da Eletrônica. Os jogos eram disputados no campo de terra, que havia no interior do bosque municipal, onde hoje está a SAMA (Secretaria Agricultura e do Meio Ambiente). Na época o garotinho Pedrinho Habache, passou a acompanhar o time da Eletrônica  e sempre levava seu pai, Sr. Habache, que tinha raízes européias, da região suíça.

Ele, em tom de brincadeira, comentava, à beira do campo: "este futebol de campo pequeno, nem na Suíça tem”. Os jogadores, por sua vez, retrucavam: “O sr. suíço isto aqui sim é que é futebol, não o que os suíços jogam la”.

Até que resolveram organizar um torneio, que teve participação da Eletrônica, Kosminho, Expressinho da Rádio, Irmãos Oliveira, Lojas Yamaki e Farmácia Moderna, e homenagear o Sr. Habache, um torcedor assíduo.  O troféu levou o nome "Torneio de Futebol Suíço Pedro Habache Filho". A partir daí o nome pegou e ficou pra sempre, pelo menos aqui em Garça.