segunda-feira, 12 de março de 2012

Coluna Bate Pronto (13/03)


Partidas que abriram a 13ª rodada do Paulistão, realizadas no sábado: Linense 0 x 4  XV de Piracicaba; Comercial 0 x 1 Ituano; Mogi Mirim 3 x 1 Santos (foi a primeira vitória de um ‘pequeno’ sobre um ‘grande’ na temporada – quebrou-se um tabu de 40 jogos -, justamente em partida onde o Peixe teve time misto); Corinthians 1 x 1 Guarani (Élton para o time misto do Corinthians e Fumagalli, de pênalti, para o Guarani); Catanduvense 1 x 1 Oeste. No domingo, São Paulo 2 x 1 Portuguesa (Jádson e Luis Fabiano marcaram para o São Paulo e Ricardo Jesus para a Lusa); Botafogo 2 x 6 Palmeiras (Barcos (2), Marquinhos (contra), Maikon Leite, Ricardo Bueno e Juninho para o Verdão, que chegou a 19 jogos de invencibilidade); São Caetano 2 x 2 Mirassol; Ponte Preta 4 x 1 Paulista; Guaratinguetá 2 x 2 Bragantino. Mesmo com o tropeço no Pacaembu, o alvinegro segue liderando o Paulistão, com 30 pontos, seguido pelo Palmeiras (29), São Paulo (28) e Santos (27). Completam o G-8: Mogi Mirim (26), Ponte Preta (24), Guarani (23) e Bragantino (22). Ocupam o Z-4 hoje: Botafogo e Catanduvense (9), XV de Piracicaba (8) e Comercial (7).

Polêmica da Lei Geral da Copa que será votada durante esta semana, a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios só acontece no Brasil mesmo. Para que você tenha certeza da ‘bondade’ ou ‘pipocada’ dos deputados federais com a FIFA, a UEFA, União das Federações Européias de Futebol, não permite em hipótese alguma, nenhuma bebida com teor etílico em suas competições. E a FIFA não bate de frente, pois sabe que lá não conseguirá nada. Aliás, cheia de imposições na construção dos estádios espalhados pelo país, a FIFA ‘encontrou o dela’ na Copa da Alemanha, em 2006. Inventou de exigir uma alteração arquitetônica no estádio de Berlim. Franz Beckenbauer, presidente do Comitê Organizador, disse que estavam proibidas sob qualquer hipótese, modificações que viessem a mudar a estrutura de estádios utilizados durante aquele Mundial. A FIFA se calou e nunca mais o assunto foi discutido. Porque o Brasil aceita sempre todas as exigências que em outras partes do mundo não são atendidas?

Segundo a ‘Veja’ já está definido: o mascote da Copa do Mundo de 2014 será um tatu, animal em extinção. O Comitê Organizador Local da Copa oficializará a escolha da FIFA em outubro. De acordo com a revista, antes de anunciarem o tatu como mascote, será preciso registrar a marca na Europa. A presença do tatu, espécie tatu-bola, como candidato a mascote teve influência da Associação Caatinga, ONG cearense voltada à preservação ambiental. A entidade promoveu campanha pleiteando a espécie como representante do Mundial, destacando que o animal se curva, “transformando-se em uma bola”, quando ameaçado de caça. O Tatu derrotou o Saci, figura preferida do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A onça e a arara também agradavam o ministro como candidatos a mascote da Copa do Mundo.

Resquícios da ferrenha rivalidade entre corinthianos e palmeirenses. No CT de Itaquera não existe a cor verde. Para se ter uma ideia de como os alvinegros a abominam, que o pano da mesa de sinuca e até o campo de pebolim são pintados em preto.

Luis Paulo Rosemberg, atual vice-presidente corinthiano, concedeu entrevista a Juca Kfouri, no canal ESPN, onde afirmou que o custo pelas 20 mil cadeiras adicionais que serão instaladas no ‘Fielzão’ visando a adequação exigida pela FIFA, será totalmente coberto pelo Governo. O interessante é que, em explicações dadas ao Ministério Público de São Paulo, sobre o mesmo assunto, disse o contrário, ou seja, que o Corinthíans pagará a conta. Tem até documento assinado no MPSP garantindo que é o alvinegro o responsável pelo alto investimento. E aí! Para quem ele falou a verdade ou para quem ele mentiu?

O Palmeiras, em ótima fase, porém sem Valdívia, suspenso pela expulsão contra o Corinthians na última rodada do Brasileiro do ano passado, faz amanhã a sua estreia na Copa do Brasil, enfrentando o Coruripe-AL, às 22 horas, em Maceió. Outro paulista em campo pela primeira fase é a Ponte Preta, que terá pela frente o Sapucaiense-RS, 19h30, em Porto Alegre. O São Paulo fará o jogo de volta diante do Independente-PA, 19h30, no Morumbi, enquanto o Guarani, 20h30, no Brinco de Ouro, tentará reverter a desvantagem de dois gols contra o Brasiliense.

A rodada da Libertadores será aberta hoje, com o Internacional recebendo o surpreendente The Strongest-BOL, às 22 horas, no Beira Rio. Amanhã, 19h45, no Engenhão, o Fluminense enfrenta o Zamora-VEN, buscando a classificação antecipada em seu grupo, enquanto o Vasco, 22 horas, terá pela frente o Libertad-PAR, em Assunção. Com transmissão da Globo, 22 horas, no estádio Azul, o Corinthians medirá forças com o Cruz Azul, na Cidade do México. Na quinta-feira, o Santos, em Chiclayo-PER, terá partida difícil com o Juan Aurich. E o Flamengo receberá o tradicional Olimpia-PAR, 22 horas, no Rio de Janeiro.


Após 23 anos, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF. Ontem, em breve comunicado, confirmou o seu afastamento da entidade e também do Comitê Organizador Local. Envolto em denúncias, RT vai morar nos Estados Unidos. Quem terminará o seu mandato será José Maria Marin, o ‘Zé das Medalhas’, que ficará no cargo até 2015. Até quem afirme que os próximos a deixar a CBF serão Andrés Sanches e até o técnico Mano Menezes.

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do dirigente do futebol amador garcense Cláudio Alves, 56, ocorrido na madrugada do domingo. Primeiro como atleta depois como dedicado diretor de várias equipes, Cláudio era conhecido por sua determinação e responsabilidade à frente dos times por onde passou. Durante o carnaval sofreu um infarto, sendo transferido para Marília, de onde retornou para ser internado, posteriormente, devido a um início de pneumonia. Recebeu alta no sábado e veio falecer no dia seguinte. Desejamos muita paz e entendimento aos familiares neste momento tão difícil. Cláudio Alves deixou uma lacuna difícil de ser preenchida, opinião comungada pelos inúmeros amigos e admiradores que possuía. 

Fonte: jornal Comarca de Garça