sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O principal fato do esporte garcense em 2011

Prefeito Cornélio sendo cumprimentado por dirigentes municipais após a escolha de Garça

Relembramos neste fim de ano, daquele que, sem dúvida alguma, foi a principal notícia de2011: a escolha de Garça como sede dos Jogos Regionais de 2013. A confirmação surgiu durante congresso técnico realizado em P. Prudente, no mês de julho.
A votação realizada no auditório da UNESP apontou Garça como a cidade que receberá os Jogos Regionais da 7ª região esportiva do Estado de forma unânime.
O prefeito Cornélio Marcondes esteve pessoalmente conversando com os dirigentes municipais que compareceram ao local e aprovaram o nome da Sentinela do Planalto. Aproveitou e manteve um encontro informal com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Prudente, Abel Brondi e com a secretária de Esportes prudentina, Maria Cristina ‘Tute’ Madeiral Netto, quando tomou conhecimento de alguns detalhes sobre a organização.
“Agradeço ao vice-prefeito Rodrigo e ao secretário Manoel Mascarenhas pelo grande trabalho realizado. Conseguimos aprovar o nosso nome e agora já começaremos a nos preparar para os Jogos de 2013”, comentou o chefe do Executivo na ocasião.

Estrutura será melhorada e ampliada e deixará legado para a comunidade esportiva de Garça

Os Jogos Regionais reúnem em média, 70 municípios em cada edição. Existem delegações numerosas – P. Prudente, Marília, Assis, Ourinhos, Dracena e Tupã -, as consideradas ‘médias’ – Santa Cruz do Rio Pardo, P. Venceslau, P. Epitácio, Piraju e Osvaldo Cruz -, como também existem as pequenas, formadas pelos municípios com até 15 mil habitantes.
Independente do número de atletas, cada cidade receberá o seu alojamento e ficará hospedada em Garça durante 10 dias no mês de julho de 2013, totalizando algo em torno de seis mil atletas. Para receber todos da melhor forma possível, serão necessárias algumas adaptações nas escolas e prédios que servirão como alojamento. As praças esportivas serão melhoradas e dotadas de itens que são do regulamento da Coordenadoria de Esportes do Estado. O mais importante de toda a organização é que as melhorias ficarão para a comunidade esportiva de Garça, que poderá desfrutar de uma estrutura ainda melhor daquela já existente e que já agrada a todos. Quem mais sairá ganhando com os Jogos Regionais, sem dúvida, será mesmo a população garcense.

Jogos Regionais voltam a Garça após 25 anos

A Sentinela do Planalto recebeu os JR pela última vez em 1988. Na ocasião, o então prefeito Júlio Marcondes de Moura, atendeu a um pedido pessoal do secretário de Esportes do Estado, Caio Pompeu de Toledo, e trouxe os Jogos para Garça. Em tempo recorde, o saudoso Julinho conseguiu montar uma equipe de trabalho que deixou a cidade em condições de sediar do evento, na época, contando com cerca de 35 participantes, que formavam a extinta 11ª região esportiva. Ressaltando que Garça foi ratificada como sede após a desistência de Marília, Assis e Ourinhos.
Há 25 anos a “Sentinela do Planalto” conquistou uma medalha de prata no judô, com Fábio Henrique de Oliveira e 4 de bronze. Uma delas foi no xadrez por equipe (José Luiz Krusicki, Ricardo Santana, Bernardino Santana Jr. e Antonio Amâncio dos Santos) e outra com o tênis de mesa masculino (Armando K. Yanaguihara, Auro S. Kazedani, Carlos T. Ushida e Fabrício A. Serra). As outras duas de bronze foram ganhas no atletismo com Márcio Lopes Miranda (arremesso de peso e disco). No ano seguinte, devido a maior greve da história dos professores, não foram realizados os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.

                                   Jogos Regionais – 7ª região 

A

2011
P. Prudente
2010
Assis
2009
Osvaldo Cruz
2008
Dracena
2007
Osvaldo Cruz
2006
Ourinhos
2005
Assis
2004
Assis
2003
Dracena
2002
Osvaldo Cruz
2001
Tupã
2000
Ourinhos
1999
Assis
1998
Osvaldo Cruz
1997
Assis
1996
P. Prudente
1995
Ourinhos
1994
Marília
1993
Lins
1992
Dracena
1991
Osvaldo Cruz
1990
São Manuel