quinta-feira, 12 de abril de 2012

Coluna Bate Pronto (13/04)


Sem qualquer dificuldade, o Corinthians derrotou o Nacional-PAR, anteontem, em Ciudad del Este, pela fase de grupos da Libertadores. Com gols de Jorge Henrique, Émerson Sheik e Élton, o alvinegro derrotou o fraco time paraguaio, 3 x 1, ratificando a liderança. Fechará a sua participação, classificado com antecedência, diante do Deportivo Táchira-VEN, no Pacaembu. Outro brasileiro em campo foi o Fluminense, que perdeu no Engenhão para o Boca Jrs., 2 x 0. Mas já estava qualificado à segunda fase.

O São Paulo, pela Copa do Brasil, jogou no interior baiano, quando venceu o Bahia de Feira de Santana, 5 x 2, com gols de Luis Fabiano (2), Rhodolfo, Maicon e Osvaldo. Eliminou a partida de volta e agora aguarda por Ponte Preta ou Atlético-GO. Foi a 11ª vitória consecutiva do time comandado por Émerson Leão.  

Está marcada para hoje, no hospital Barra D’Or, na zona norte do Rio de Janeiro, a segunda operação no tendão de Aquiles do atacante Adriano. A primeira, realizada no Corinthians, não surtiu o resultado esperado, muito pelo descomprometimento do ex-Imperador, que faltou a mais da metade das sessões de fisioterapia. A nova intervenção cirúrgica será feita pelo médico da seleção e do rubro-negro, José Luiz Runco. Para retornar aos treinamentos com bola, é estimado um prazo de 90 dias.

Em nossa última coluna, frisamos a briga do volante Felipe Melo – aquele que não é bom de matemática, mas que gosta de dividir sem deixar restos - com o companheiro de Galatasaray, o meio-campista espanhol Riera que, obviamente, levou a pior. Depois da ameaça de punição severa, ambos se reuniram com o elenco e pediram desculpas. A diretoria então optou em dar mais uma chance aos briguentos, que seguirão normalmente disputando o campeonato da Turquia. O volante, de triste lembrança na Copa da África, já disse em várias oportunidades que o seu sonho é retornar à seleção brasileira.

Mais brasileiros na Europa. Revelado pelo São Paulo, dotado de um estilo clássico e de um físico avantajado, o zagueiro Breno surgiu como grande revelação. Não demorou e foi negociado com os alemãos do Bayer de Munique. E foi neste país que ele encontrou o seu, pois está sendo acusado de ter posto fogo em sua própria casa, em setembro de 2011. A Promotoria já o denunciou, com o brasileiro podendo pegar até 15 anos. De acordo com a acusação, o zagueiro teria chegado bêbado em sua residência, tento usado isqueiros e líquidos inflamáveis para provocar o acidente que causou prejuízo de cerca de um milhão de euros.

Para quem não sabe, a contestada presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, também é vereadora no Rio de Janeiro. Eleita pelo PSDB, ele acabou mudando de partido, ingressando no PMDB. Após a troca os tucanos entraram na Justiça pleiteando a vaga. O TRE aguarda apenas a chegada de novas provas para marcar a audiência que decidirá o futuro político de Patrícia Amorim. Há um grande temor de que a sentença não seja favorável e que venha afastá-la das próximas eleições municipais. Ressaltando que o salário de um vereador na Cidade Maravilhosa chega a R$ 15 mil mensais.

Como ele é teimoso! Depois de passar pelo CSE-AL, o interminável Túlio Marvailha, 43 anos, vai jogar a 2ª divisão paulista. Defenderá o Tanabi e busca o seu milésimo gol – segundo suas contas já estufou a rede adversária em 985 oportunidades -, iniciando a caminhada no dia seis de maio, em Tanbai, frente o Araçatuba. O atacante garante ter um acordo firmado com o Botafogo-RJ, para onde se transferirá no fim da carreira (sic!) e pendurará as chuteiras. Só vendo para crer!

O glorioso Santos FC estará completando amanhã o seu centenário. O alvinegro da Baixada Santista tem oito títulos nacionais, três Libertadores e dois mundiais interclubes. Para muitos teve o melhor time de todos os tempos na década de 60, com a linha de frente sendo formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Atual campeão continental, busca o tri do Paulistão e tem em Neymar o seu grande jogador e ídolo. Em comemoração à data tão marcante, várias reportagens estarão sendo veiculadas em diversos órgãos de imprensa. Sem dúvida, a melhor de todas é um especial que será transmitido hoje, 21 horas, no canal esportivo ESPN Brasil. Se você for santista, prepare a gravação, pois o material será farto e inesquecível.

Termina domingo a fase de classificação do Paulistão. O G-8 está definido, com as partidas servindo para a definição dos confrontos das quartas. Em termos de rebaixamento, situação dramática da Lusa, que precisa da vitória a qualquer custo para se livrar da queda. XV de Piracicaba e Botafogo também lutam para permanecer na elite do estadual, ao passo que Comercial, Catanduvense e Guaratinguetá já deram adeus. Todos os confrontos serão no domingo, 16 horas: Santos x Catanduvense; Palmeiras x Comercial; Ponte Preta x Corinthians; Linense x São Paulo; Oeste x Ituano; Mirassol x Portuguesa; Paulista x Bragantino; Mogi Mirim x XV de Piracicaba; Guaratinguetá x São Caetano; Botafogo x Guarani. Uma simples vitória garante ao São Paulo, a liderança geral.