quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campeonato Amador: 62 anos de história

AE Jafense, campeã em 1998. Em pé (esq. p/ dir.): Biscuí, Daniel, Guilherme, Henrique, Giba, Maurício, Tião Galego, Wílton, Beto, Lu, Buega (técnico) e Tião; agachados (mesma ordem): Dioni, Duda, Didi, Carlão, Esquerdinha, Zé Gustavo, Paulinho, Flávio, Grogelo, Cristiano e Fabiano

O mais tradicional certame de futebol amador de Garça vai chegar ao seu final no domingo, versão/2012, com o confronto entre o Flamengo e o Cruzeiro/J. Mesquita. Por ter vencido o primeiro confronto, 1 x o, e com melhor índice técnico, o rubronegro só deixará de ser campeão se for derrotado no tempo normal e na prorrogação.
Disputado desde o ano que a Copa do Mundo foi realizada no Brasil pela primeira vez, em 1950, o campeonato se mostrou-se forte e tradicional ao longo dos anos. Nos registros oficiais levantados, consta que a competição não foi realizada em 1951/53/58/60/65/67/69/82. Em 1994 não terminou, pois foi interrompida por ação na Justiça Comum impetrada pela Santa Esméria, então vice-campeã do ano anterior.
Portanto, são mais de seis décadas de história, com 54 edições realizadas.
De todos os campeões até hoje, somente dois seguem em atividade e disputaram a atual temporada: a Esportiva Jafense, campeã em 1998 e o Flamengo, maior vencedor da história, com 10 títulos.