segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Coluna Bate Pronto (27/11)



A Portuguesa conquistou uma importante vitória pela penúltima rodada do Brasileirão. Jogando em Porto Alegre, derrotou o Internacional, 2 x 0, chegando aos 44 pontos, abrindo três em relação ao Sport. Caso empate no domingo com a Ponte Preta no Canindé, garantirá a sua permanência na Série A. Os demais paulistas no fim de semana: Corinthians 1 x 1 Santos; Ponte Preta 0 x 0 São Paulo; Palmeiras 1 x 2 Atlético-GO. Nos demais confrontos realizados: Bahia 1 x 1 Náutico; Cruzeiro (acertou com Diego Souza por três temporadas) 2 x 1 Coritiba; Figueirense 2 x 4 Grêmio; Botafogo 2 x 3 Atlético-MG; Flamengo 1 x 1 Vasco da Gama e Sport 1 x 1 Fluminense.

Na Série B, o título ficou com o Goiás. Criciúma, Atlético-PR e Vitória, foram os outros times que ascenderam à elite do futebol nacional. Foram rebaixados para a Série C: Ipatinga, que virou Betim EC, Grêmio Barueri, CRB e Guarani, que perdeu em casa para o São Caetano, 2 x 1, indo integrar a `Terceirona´ pela segunda vez em sua história. Na Série C, Icasa e Oeste de Itápolis farão a decisão. Juntamente com Paysandu e Chapecoense, subiram para a Série B.

O Noroeste de Bauru conquistou no domingo o título da Copa Paulista, ao vencer o Audax, na capital, pelo placar de 1 x 0, gol marcado por Diogo na etapa final. Com a conquista, a `Maquininha´ ganhou o direito de voltar a disputar a Copa do Brasil no ano que vem, competição que já esteve participando em 2006/07. Apesar do título, a comunidade alvirrubra ainda `sofre´ com o afastamento da família Garcia – leia-se Kalunga -, que após 10 anos à frente da administração noroestina, já anunciou o seu afastamento oficial ao término da temporada.

O São Paulo decide amanhã a classificação à decisão da Copa Sul-Americana, título que apenas o Internacional de Porto Alegre em se tratando de times brasileiros. A equipe recebe amanhã à noite, no Morumbi, o Universidad Católica-CHI. No primeiro confronto ocorreu o empate, 1 x 1, com o Tricolor levando a vantagem de jogar pelo empate sem gols ou vitória simples. Se houver repetição do placar, a decisão irá para a cobrança de penalidades máximas.

Felipão, Muricy Ramalho, Abel Braga, Wanderley Luxemburgo ou Tite? Quem substituirá Mano Menezes à frente do selecionado nacional? Segundo o jornal Lance!, quem estaria correndo por fora e com chances de ser anunciado seria o espanhol Pep Guardiola. O nome será divulgado apenas em janeiro, pois o Brasil vai jogar apenas no dia sete de fevereiro, contra a Inglaterra, em Wembley.

A queda inesperada de Mano Menezes foi emblemática e anunciada na sede da FPF. Andrés Sanches, diretor de Seleções, demonstrou que não tem força e deve ser o próximo a deixar a CBF – está em vias de pedir demissão -, que hoje, descaradamente, é comandada por Marco Polo Del Nero – dirigente teve computadores e documentos apreendidos pela PF em sua residência ontem de madrugada, tendo, inclusive de prestar depoimento na sede da Polícia Federal, mas nega que o fato tenha envolvimento com o futebol, mas sim trata-se de `algo pessoal´, como limitou-se a dizer -, com José Maria Marin `ocupando´ o cargo de presidente. Pelo que se divulgou, os paulistas queriam a demissão de Mano há tempos. Mas somente agora foi feito o anúncio oficial.

Aos 25 anos, o alemão Sebastian Vettel se tornou no domingo o mais jovem tricampeão da Fórmula 1. O piloto da Red Bull chegou em 6º lugar e mesmo com Fernando Alonso, da Ferrari, ficando com o 2º lugar da prova – Jenson Button da Mc Laren foi o ganhador –, Vettel chegou à frente do espanhol – apenas três pontos -, faturando o seu terceiro título. Felipe Massa, incrivelmente, subiu ao pódio após chegar em 3º. O GP do Brasil, realizado em Interlagos, também marcou a aposentadoria de Michael Schumaccher, que foi o 7º colocado.

De Ricardo Perrone, no ‘Uol’: “Em conversas informais, dirigentes do Palmeiras afirmam que já receberam propostas por Valdivia. Nenhuma delas, no entanto, se aproxima dos 6 milhões de euros pagos para trazer o Mago de volta (...) Os palmeirenses estão preocupados com o alto custo para manter o chileno e sua produtividade reduzida. Entre salário e pagamento do empréstimo bancário que fizeram para contratá-lo, gastam cerca de R$ 1 milhão por mês.”  E a lista de dispensa, que promete não ser pequena, deverá ser divulgada na quinta-feira pelo departamento de futebol.

Fonte: Jornal Comarca de Garça