terça-feira, 29 de outubro de 2013

Destaque Esportivo: Um esportista talhado para trabalhar com as categorias de base


Uma grande pessoa, um ótimo esportista
Termistoclets de Souza é uma pessoa muito divertida. Quem conversa com ele vai se encantar com a sua educação e respeito ao próximo, mas também vai conhecer um esportista que é simplesmente adorado pelos atletas do futsal garcense, onde atua como assistente nas categorias de base. O nosso `Destaque Esportivo´ da semana atua como um competente auxiliar não apenas no futsal, como também na escolinha de futebol Juventinho.
Temisto, como é mais conhecido – também é chamado por `seo Souza´-, é nascido no interior da Bahia. Com menos de 10 anos veio com a família para Getulina, cidade próxima a Garça. Porém, mudou-se para a região de Bandeirantes, no Paraná, em 1955, onde ficou por lá até 1988, quando se radicou em Garça.
Durante o período de sua vida em terras paranaenses, Temisto se destacou como um esforçado lateral-esquerdo. Porém, trabalhando na lavoura, acidentou-se num trator, fato que abreviou a sua carreira como atleta amador.
Surgia então um amante do futebol que se interessou pela organização fora das quatro linhas e que, felizmente, acabou se mudando para Garça, para orgulho da comunidade esportiva de nossa cidade.

Após 33 anos na região de Bandeirantes-PR, `seo Souza´ se mudou para Garça onde passou a conviver com o esporte de nossa cidade

Túlio, Canjica e Temisto, em treinamento da escolinha Juventinho, no Toyotão

 
Esportista nato, sempre é visto acompanhando atentamente os jogos do futebol suíço

Mais um flagrante ao lado do inseparável amigo, Túlio, o fundador do Juventinho

 Categorias de base do futsal e Juventinho: grandes paixões de sua vida esportiva
Aos poucos Temisto foi acompanhando o esporte garcense. E não demorou para se tornar um prestativo assistente tanto na escolinha de futebol Juventinho, fundada pelo Túlio Calegaro, como nas categorias de base do futsal, que são comandadas pelo prof. Ednalvo C. de Andrade. Não foram poucas as vezes que, mesmo após ter trabalhado durante a noite toda em sua ocupação profissional, lá estava ele, antes que muitos atletas, no local do treino ou dos jogos para cumprir, sempre voluntariamente, a sua função. Um verdadeiro exemplo!
Temisto também teve atuação elogiosa quando das atividades da escolinha Bola na Rede, igualmente fundada pelo Ednalvo. Aliás, atualmente, `seo Souza´ comanda os times sub/11, sub/13 e sub/13 que leva o nome daquela antiga escolinha, todos finalistas da Copinha de Futsal garcense.


Comandando o time sub/11 do Bola na Rede, finalista da categoria na Copinha de Futsal garcense

 
Ao lado de Ednalvo Cardoso de Andrade, sempre presente aos eventos que envolvem os jovens

Uma curiosidade: parentesco com ex-atacante do São Paulo FC
Nosso `Destaque Esportivo´ da semana, santista fervoroso e residente no Morada do Sol, revelou ao `Comarca´ que é primo do ex-ponteiro-esquerdo Piau (Erônides de Souza), que defendeu o São Paulo na década de 70, chegando a se tornar campeão paulista em 1975.
“Ele nasceu em Getulina e iniciou a carreira no Linense. Depois passou pelo XV de Piracicaba e Portuguesa, antes de chegar ao São Paulo (de 1973 a 1977, com rápida passagem, por empréstimo, pelo Corinthians, em 1975). Quando foi para o Botafogo-PB, sofreu um acidente de carro que encerrou a sua carreira”, esclareceu. “Hoje ele tem ainda uma irmã, uma prima minha, residindo em Getulina. Ele mesmo mora em São Paulo”, finalizou.

Formação do São Paulo de 1973, com Piau estando em destaque
Fonte: Terceiro Tempo - Milton Neves