terça-feira, 29 de abril de 2014

Destaque Esportivo: quatro décadas de um futebol fino e elegante


João Paulo: carreira brilhante iniciada nos anos 70

Ele começou a sua carreira defendendo a histórica equipe da Fda. São Francisco, única equipe da zona rural a se tornar campeã amadora em Garça. Chamando a atenção por seu futebol elegante, logo começou a defender grandes times que deixaram a sua marca no futebol amador. Sempre em times de ponta, passou pelo suíço até chegar ao máster, onde defende o atual campeão municipal. O nosso `Destaque Esportivo´ de hoje é João Paulo Izidoro, que há quatro décadas é figura constante no futebol de nossa cidade.
“Eu comecei na fazenda, com uns 15 ou 16 anos, em 1975”, relembra João Paulo, meio-campista que na época residia com a família na zona rural. Aliás, uma família de esportistas, pois os irmãos Tiãozinho, Luizinho, Zé e Hélio, também são bem conhecidos no futebol de nossa cidade.
Em 1978 foi um dos destaques da memorável campanha da São Francisco, que se tornou campeã municipal, ao derrotar o Ipiranga na decisão, 2 x 1, em pleno Platzeck.
Ao se mudar para a cidade, começou a jogar em grandes esquadrões da época, como Salec, Gartec, Ipiranga, Casa Ipiranga e depois o Flamengo, onde conquistou vários títulos.
Aliás, João Paulo jogou ao lado do ícone, Wanderley `Tico´ Cassolla, que fez questão de afirmar ao `Comarca´: “Foi muito bom ter jogado ao lado do João. Sem dúvida, ele foi, é, e sempre será, um dos grandes cabeceadores da história do nosso futebol”.


João Paulo na São Francisco, o penúltimo agachado, único time da zona rural campeão amador garcense


Ao lado de Dinho Parreira, com quem atua junto hoje no Salec, comemorando o título amador no Platzeck, nos anos 80


Mais uma com o rubro-negro, em 1989; João Paulo é o terceiro agachado

Futebol regional e breve passagem pelo GFC, constam de sua trajetória
Com grande destaque em nosso futebol amador, ser convidado para integrar as equipes que disputavam o regional à época foi uma questão de tempo para João Paulo.
Nos seis anos em que esteve participando, chegou quatro vezes às semifinais. Defendeu Ocauçu, Alvinlândia, Pirajuí, Gália e o Salec. Ele não se esqueceu de frisar que chegou a fazer alguns amistosos pelo GFC, “Na época que o presidente era o Evilázio. Mas não cheguei a me profissionalizar não”, relembrou.


No Salec (primeiro agachado), time do Regional do início dos anos 80, quando jogou ao lado de Tico Cassolla, que sempre o elogiou


No suíço e máster, sempre em times de ponta
Seguindo o caminho natural após vitoriosa participação no futebol amador, João Paulo começou a atuar no futebol suíço. Jogou pela Selaria, 445, Kosminho e Flamengo.
No máster, atualmente defende o Salec, campeão municipal no ano passado e atual finalista da Taça Cidade de Garça. Também tiveram a honra de contar com o atacante em suas fileiras, a Cotrag, Guanabara e o Dinos.
Este é o nosso `Destaque Esportivo´ da semana, um atleta com uma história impar, que merece aplausos por sua conduta e por sua postura como atleta e como pessoa.


Pela 445, em 1995, último campeão da Copa Lions no suíço nos tempos do `terrão´ (quarto agachado)

O `dono da bola´  no Kosminho, agremiação que há mais tempo está em atividade no futebol suíço


No Guanabara, futebol suíço master, ano de 2009


Desde o ano passado no Salec, atual campeão municipal e onde se tornou artilheiro da Copa Enéas Sport