terça-feira, 29 de setembro de 2015

Coluna Bate Pronto (30/09)


Dia 12 de janeiro de 2012. Esta foi a data de nossa última visita até a FPB, quando fomos recebidos por `seo´ Toni, que sempre tratou o basquetebol garcense com extremo respeito; vai deixar muita saudade no meio esportivo. Obrigado por tudo, `seo´ Toni! Simplesmente obrigado!
Os três primeiros finalistas da Copa do Brasil vão ser conhecidos hoje à noite, quando da realização das seguintes partidas: Vasco da Gama x São Paulo (3 x 0, na ida, para o tricolor); Palmeiras x Internacional (1 x 1, em Porto Alegre) e Grêmio x Fluminense (0 x 0, no Maracanã). Todas vão ter início às 22 horas. Amanhã, no fechamento das quartas de finais, o Santos – venceu por 1 x 0 em Floripa – vai enfrentar o Figueirense, às 21 horas.

Morreu em São Paulo na madrugada de segunda-feira, o presidente da Federação Paulista de Basketball, Antonio Chakmati. Toni, como era mais conhecido, estava à frente daquela entidade desde o início dos anos 2000. Segundo o que o `Comarca´ apurou, ele fazia exames na última semana na capital, quando teve a sua saúde complicada, vindo a falecer, aos 80 anos. Assume interinamente o vice-presidente Ênio Corrêa, porém, em janeiro, haverá eleições para uma nova diretoria.

Nos 12 anos em que o basquetebol garcense disputou, ininterruptamente, os campeonatos da FPB (2001 – 2012), `seo´ Toni sempre atendeu aos pleitos solicitados. Nas reuniões técnicas era um show à parte, com as suas tiradas junto aos participantes. Diretor do Clube Atlético Monte Líbano, campeão paulista e brasileiro nos anos 80, Toni vai deixar muita saudade, pois se tratava de um dirigente sério, que realmente defendia o crescimento e a massificação da modalidade. Uma grande perda, sem dúvida.

Ainda basquetebol, mas agora uma boa notícia. Em ótima fase, mesmo tendo se tornado vice-campeão da Copa Internacional de Clubes, ao ser derrotado pelo Real Madri, o Bauru Basquete viaja neste fim de semana para os EUA, quando realizará duas partidas amistosas contra franquias da NBA. No dia sete, o adversário será o New York Knicks, no lendário Madison Square Garden, e quatro dias depois, o Washington Wizards, onde atua o brasileiro Nenê. Ambas as partidas terão transmissão pelos canais SporTV.

De Ricardo Perrone, blogueiro do UOL: “Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians ainda não conseguiu colocar em dia os pagamentos de seus atletas. Existem jogadores com até quatro meses de direitos de imagem atrasados. Mas há também parcelas de luvas mais antigas que estão em aberto. Recentemente, o presidente corintiano, Roberto de Andrade, disse para a Rádio Globo que os atrasos nos direitos de imagem atingem cinco jogadores. Porém, não revelou quem são e nem quantos meses o clube deve. A maioria dos jogadores, segundo a diretoria, recebe apenas o salário registrado em carteira e essas quantias têm sido pagas em dia. Para os cartolas esse fato evita que exista insatisfação no elenco com os atrasos. A intenção da diretoria é quitar os débitos em outubro. Para isso conta com luvas a serem pagas pela Globo na renovação do contrato de transmissão do Campeonato Paulista.”

Restando 10 rodadas para o término do Brasileirão/15, os matemáticos começam a dar os seus pitacos sobre as chances de cada time, de acordo com os objetivos desejados. Em termos de título, de acordo com o site `Chance de Gol´, o Corinthians aparece com 93% de chances de conquista, seguido do Atlético-MG (4%), Grêmio (2,6%), Palmeiras (0,2%), Santos (00,5%) e São Paulo (0,03%). Na briga pelas vagas à Libertadores, o time de Parque São Jorge tem 99,97% de chances. A seguir estão: Atlético-MG (93%), Grêmio (91,8%), Palmeiras (57,2%), Santos (37,1%), São Paulo (15,7%), Flamengo (1,9%), Internacional (1,6%), Ponte Preta (0,7%), Sport (0,6%), Atlético-PR (0,08%), Fluminense (0,1%) e Cruzeiro (0,2%).

Os números também atingem as equipes que lutam para não cair. Entre aqueles envolvidos para escapar do descenso, o Vasco da Gama, apesar da reação, tem 96,3% de não conseguir o seu intento. Depois: Joinville (95,7%), Figueirense (75,8%), Avaí (43,2%), Chapecoense (36%), Goiás (28,7%), Coritiba (20,9%), Atlético-PR (1,4%), Fluminense (0,9%) e Cruzeiro (0,8%).

De acordo com o jornalista Fábio Suzuki, “O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, visitou nos últimos dias presidentes e diretores do alto escalão de bancos para renegociar as dívidas bancárias do clube do Morumbi, que gira em torno de R$ 180 milhões. O BMG é o maior credor do São Paulo, que ainda mantém empréstimos com outras instituições financeiras do país como Bradesco e Itaú. O novo CEO do clube, Paulo Ricardo de Oliveira, também tem visitado os bancos para negociar melhores condições de pagamento das dívidas.”

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1 - Ronaldinho Gaúcho rescindiu contrato com o Fluminense e pode parar no mesmo time de Luxemburgo, na 2ª divisão chinesa;