terça-feira, 7 de março de 2017

Coluna Bate Pronto (08/03)



O Palmeiras começa hoje a caminhada na principal competição do futebol profissional das Américas. Pela Libertadores, o alviverde, às 21h45, com transmissão pela Globo, enfrentará o Atlético Tucuman-ARG, que se qualificou à fase de grupos pela primeira vez. O técnico Eduardo Baptista, eternamente pressionado, não contará com Tchê Tchê, que ainda não foi liberado pelo DM. Completam o grupo, Jorge Wilstermann-BOL e Peñarol-URU. Ainda hoje: Flamengo x San Lorenzo-ARG, no Maracanã, que voltará a sediar uma partida de futebol após quase seis meses e Godoy Cruz e Atlético-MG, na Argentina.

Amanhã será a vez do Santos, que às 21h45 estará em campo diante do Sporting Cristal-PER. Vanderlei Luxemburgo torce, desesperadamente, por uma derrota alvinegra, já que faz lobby para assumir o lugar de Dorival Jr., apesar na Vila Belmiro, em caso de queda do treinador, o nome de Levir Culpi aparece com muita força. O Peixe ainda terá pela frente na 1ª fase, Independiente Santa Fé-COL e The Strongest-BOL. Aliás, amanhã o Grêmio entrará em campo pela primeira vez, fora de casa, ante aos venezuelanos do Zamora.

Pela Copa do Brasil hoje, o embalado São Paulo receberá o ABC, 19h30, no Morumbi. A volta será em Natal. Amanhã será a vez do Corinthians, que, na distante Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, abrirá a série contra a perigosa Luverdense. O confronto começará às 21h30. A partida de volta será no dia 16 de março.

Do jornalista Jorge Nicola: “Caso seu time vá para uma disputa de pênaltis, torça para que ele bata primeiro do que o adversário. É que, de acordo com um estudo feito pela FIFA, 64% das decisões terminam com vitória da equipe que iniciou as cobranças. As estatísticas são baseadas em todos os pênaltis cobrados desde a Copa do Mundo de 2002, em eventos FIFA, nas categorias profissional, sub-20 e sub-17.”

“Pensando em acabar com essa `vantagem´, a FIFA usou a reunião anual para alterações nas regras do futebol para debater sobre o tema na semana passada, em Londres, na Inglaterra. `A possível implantação ainda está distante, mas o que se estuda é fazer algo parecido ao tie break no tênis´, explica o ex-árbitro Salvio Spínola Fagundes Filho. Único representante brasileiro no encontro, o comentarista de arbitragem dos canais ESPN explica a ideia. `A equipe X bateria um pênalti, a Y cobraria dois, a X bateria mais dois, a Y outros dois, a X mais dois e a Y encerraria com um pênalti´, justificou”.

Mais uma do Nicola: “O Corinthians não aceitou o pedido do São Paulo para adiar o clássico do dia 26 de março, pelo Paulistão. O Tricolor alega que não terá Pratto e Buffarini, na seleção argentina, e Cueva, na seleção peruana, enquanto o Timão perderá Romero e Balbuena (Paraguai) e Fagner (Brasil).”

Thiago Duarte Peixoto, árbitro que ficou famoso após erro absurdo no clássico entre Corinthians e Palmeiras, foi suspenso por 60 dias. E o cartão vermelho do volante Gabriel, cancelado.

Terminou o prazo dado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer para que os interessados ratificassem a inscrição na Copa de Futsal, que começará na última semana de março. Ao total, 19 times retiraram as relações nominais, que terão que ser devolvidas posteriormente para cadastro dos atletas que ficarão aptos a atuar em 2017.

Essas equipes vão se enfrentar em turno único, com as oito primeiras avançando às quartas de finais. São elas: São Lucas, Bar Sem Lona, América FC, MSI/Morada do Sol, Ferroviária, PFZ Futsal, Juventus Futsal, FC Male, Mamut´s, Chapado na Bubina, Os Febre de Bola, 100% Negro, FBB, Jafa Futsal, Bola na Rede, Bezerra de Menezes, Marília, Skolegas e Jardim Brasil. A tabela, bem como o regulamento, serão divulgados brevemente.

“O Corinthians negocia com a Qatar Airways e a Turkish Airlines o espaço principal da camisa e o naming rights do Itaquerão. Preço sugerido: 24 milhões de euros ao ano pelo pacote.” A informação está na `Veja´. Será que agora vai?

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1 - Pela Libertadores de América, o Atlético-PR empatou com o Universidad Católica, na Arena da Baixada, 2 x 2. O Furacão vencia por 2 x 0 até os 40´ da etapa complementar; 

Atualização 2 - Pelo grupo do Palmeiras, o Jorge Wilstermann massacrou o Penãrol-URU, 6 x 2, na Bolívia;

Atualização 3 - Em sua primeira partida internacional após a tragédia do ano passado, a Chapecoense, pela Libertadores, bateu o Zulia, na Venezuela, 2 x 1. Completam o grupo, Nacional-URU e Lanús-ARG.