terça-feira, 7 de março de 2017

Prefeitura de Garça e FPK definem nova parceria


Projeto continuará, porém, com novas diretrizes
Por Secretaria de Informação e Comunicaçao
PM de Garça


Durante reunião realizada na manhã da segunda-feira, dia 6, o prefeito João Carlos dos Santos e o presidente da Federação Paulista de Karatê, José Carlos Gomes de Oliveira, reafirmaram o compromisso de parceria em Garça. Também participaram da reunião o vice-prefeito, Cassiano Pelegrini, o secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer, José Luiz Tech, o Procurador Geral do Município, Sandoval Ap. Simas e o vice-presidente da Federação, Ivon da Rocha Dedé.

Prefeitura e Federação acertaram os detalhes da continuidade do convênio, porém com algumas alterações para que as crianças e adolescentes tenham mais acesso a prática do esporte, ofertando a modalidade dentro da escola do próprio bairro ou localidade onde o aluno mora.

A descentralização das aulas vem de encontro com os projetos da atual gestão de levar para os bairros as atividades oferecidas pela prefeitura. O prefeito João Carlos solicitou ao secretário e ao presidente da Federação que o projeto nas escolas, além de ser esportivo, também seja, principalmente, de caráter social, dando oportunidade aos alunos que não teriam condições de arcar com despesas de aulas de karatê em academias e aos grupos de adolescentes assistidos pelos programas da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Diante da solicitação do prefeito, as aulas passarão a ser ministradas nas quadras esportivas das escolas municipais. “Estamos criando polos em várias modalidades, incluindo o Karatê. Vamos frutificar o esporte entre os nossos jovens e este é um projeto para mais de quatro anos”, explicou Tech.

O convênio da prefeitura com a Federação Paulista de Karatê já existia, porém, a forma como vinha sendo conduzido desagradou tanto a atual gestão, quanto a Federação. Não há registros na Prefeitura e nem na Federação da quantidade de alunos que participavam das aulas, número de cadastros, relatórios, avaliações, mudanças de faixa e nem planejamento de aula, além da ocupação irregular do prédio, cedido pela prefeitura para o convênio, pelo antigo professor.

O presidente da Federação explicou que a forma como vinha sendo conduzido o convênio não é como a Federação trabalha. “Nós viemos aqui para dar um formato diferente ao convênio. A conversa foi bastante produtiva em relação ao que vai acontecer daqui pra frente. As expectativas são grandes e eu acho que a parceria tem tudo para ser melhor do que antes”.

Ainda segundo o presidente, a Federação estará mais atuante aqui em Garça. “Nós vamos colocar professores registrados na Federação e capacitados para desenvolver o projeto. Eles terão a supervisão da entidade. Paralelo a isso, todos os atletas que irão frequentar as aulas também serão registrados na Federação e terão o seu cadastro, podendo fazer as aulas regularmente”.

Segundo o secretário Tech, o convênio também prevê a continuidade do Núcleo de Karatê de Alto Rendimento no Município de Garça. Neste sentido a cidade será o polo que fará a ligação da Federação com outros municípios da região e treinará atletas visando também o desempenho em competições. “Nós estamos procurando um espaço público mais adequado para que a Federação Paulista de karatê possa dar continuidade aos treinamentos e avaliações dos atletas e professores em âmbito local, regional, estadual e até via Seleção Brasileira, se for o caso”.