segunda-feira, 27 de novembro de 2017

GFC e uma matéria divulgada na imprensa de Marília


Platzeck está interditado desde o final de 2011
Como é de conhecimento de todos, através de Decreto do Prefeito Municipal, o GFC vem ocupando as dependências do antigo CT. O seu presidente concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da vizinha Marília, onde existem coisas interessantes.
Há até a confirmação de que o ex-goleiro Júlio César foi contratado e já trabalha junto à equipe. Reproduzimos abaixo trechos importantes. Depois tirem suas conclusões:

"Sem disputar competições da Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 2003, o Garça Futebol Clube quer voltar a fazer parte da entidade na próxima temporada, para disputar o Campeonato Paulista da 4ª Divisão, que deve começar no final de abril. A agremiação retornou às atividades há quase um ano e no segundo semestre começou o trabalho nas categorias de base.


Porém, para ser filiado novamente à FPF e já disputar a “Bezinha” (como é chamada a 4ª Divisão) em 2018, o Garça precisará dos laudos de liberação do estádio Frederico Platzeck, que está abandonado há alguns anos. O prazo para pagar a taxa de refiliação e poder participar do estadual já na próxima temporada é dia 5 de janeiro. “Mesmo com o apoio da Prefeitura de Garça na reforma do estádio, é impossível atendermos todas as exigências até essa data, pois o local ficou muito tempo parado”, declarou o presidente do clube, Marcos Antônio Antunes Gomes.
O dirigente tentará convencer a FPF de que antes do início do Campeonato Paulista, o Frederico Platzeck já vai estar regularizado. “Estamos dialogando com a Federação, apresentamos um projeto de retorno e vamos oferecer garantias de que o estádio vai estar liberado antes da nossa estreia, já que não é permitido mandar as partidas em outra cidade”, comentou.
São cinco os laudos técnicos exigidos pela Federação, para liberação de um estádio: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); Prevenção e Combate de Incêndio; Condições Sanitárias e de Higiene; Segurança (feito pela Polícia Militar) e Vistoria de Engenharia. O Frederico Platzeck, em Garça, tem capacidade para pouco mais de seis mil pessoas.
Refiliação e dívida
Marcos Antunes disse já ter o valor para pagar a taxa de refiliação na Federação Paulista. “Um clube novo tem que pagar R$ 800 mil para ser federado, mas como já fomos filiados o valor para nós será de R$ 260 mil. Na verdade nós não estamos nos refiliando, porque o Garça Futebol Clube não acabou. Ele ficou apenas em licença durante 14 anos. Essa taxa para voltarmos seria de adequação referente as anuidades desse período sem disputas”, argumentou.
O presidente do Garça enfatizou que o clube retorna sem dívidas. “Nosso CNPJ está intacto, podem averiguar. Não temos débitos nem com a Federação e nem trabalhista. De acordo com meu advogado, muitos que tinham ações contra o clube na época retiraram, porque não tinham de quem cobrar quando o Garça fechou as portas. Estou há quase um ano na presidência e até agora ninguém do passado veio me cobrar nada”, citou.
Contratado há quase um mês, o goleiro Júlio César Martins é o diretor de futebol do Garça Futebol Clube. Campeão da Copa do Brasil pelo Santo André em 2004, o jogador encerrou a carreira após o Paulista da Série A-2 deste ano, quando defendeu o Capivariano. “Tinha decidido que não iria mais me envolver com o futebol depois da aposentadoria, mas aceitei o desafio porque moro em Garça e a cidade é carente de futebol”, comentou. O diretor de base é Eduardo Costa, o “Duda”, que trabalhou no MAC nesta temporada.
Quem é o presidente?
Marcos Antônio Antunes Gomes, de 54 anos, é nascido em Marília e é empresário no ramo de piso (tem uma loja em Tupã). O presidente do Garça Futebol Clube foi jogador nas categorias de base do Marília Atlético Clube (MAC) no início da década de 1980 e foi atleta profissional do Tupã. O interesse em assumir o comando do time garcense veio por indicação de um amigo.
“Eu sempre tive o sonho de trabalhar no futebol. Conheci o Tupanzinho (ex-jogador) e ele me convidou para fazer parte do Tupã FC. Eu não assumi nenhum cargo, mas fui por um tempo um colaborador. Nesse período vi como funciona o futebol. As coisas boas e ruins que presenciei eu tirei de experiência e tive a ideia de presidir um clube. Foi quando um amigo me falou sobre o Garça”, recordou.
Marcos Antunes falou que quando tomou a iniciativa de reativar o Garça Futebol Clube, precisou fazer um trabalho do zero. “O antigo presidente sumiu e eu tive que refazer tudo. Estatuto novo e diretoria nova”. O dirigente enfatizou que a base do clube já treina com as categorias sub-13, 15, 17 e 20 e que caso consiga disputar o Paulista da 4ª Divisão em 2018, montará um elenco com idade para jogar a Copa São Paulo Junior de 2019 (até 19 anos).
“Nossa ideia é utilizar a ‘Bezinha’, já que não há rebaixamento, para que possamos preparar nosso time para a Taça. Nosso objetivo também será ser sede em 2019. Sabemos que o futebol é caro, mas nossa meta é trabalhar com a formação de atletas e capta-los em todo o Brasil, e não só na região. Com planejamento, gastando somente o que se arrecada, é possível manter um clube de futebol”, finalizou. O dirigente não citou nenhum investidor ou patrocinador que irá ajudar o Garça, mas que irá conversar com os empresários locais."