segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A real situação dos campos do futebol suíço de Garça


Será que os campos do suíço ainda poderão ser utilizados pelos garcenses para a prática do futebol? 
Divulgamos na última semana, em absoluta primeira mão, posicionamento do Ministério Público Estadual sobre relatório onde ficou constatada a falta de acessibilidade no Conj. Pol. Manoel G. Chagas. A denúncia foi feita por conhecido cidadão garcense.
Abaixo, um panorama geral da situação:

Interdição - 
Na verdade, o local não foi interditado pelo MP. Ainda. Foi enviado um relatório à Prefeitura para um posicionamento oficial do Poder Executivo sobre a questão.

Prefeitura -
O Executivo se propõe a cumprir algumas exigências no local. As que são mais simples, pois se trata de local de propriedade do IAPEN, não do Poder Público municipal.

Planejamento -
A PMG abrirá uma dotação orçamentária para a execução das obras iniciais. As mesmas devem ocorrer até março de 2.021. Porém, o plano do Executivo é a criação de grande centro poli-esportivo no antigo CT do Garça, extensivo ao entorno do ginásio João Gonzáles. A previsão é de que, além dos campos, seja construída uma pista para caminhada, iluminação, vestiários e banheiros.

Prazo - 
Devido à complexidade desta mudança, saindo do atual local indo para o antigo CT, e a fim de que a próxima temporada não seja afetada, a Prefeitura solicitará um prazo para que o Conj. Poli-esportivo Manoel G. Chagas possa ser utilizado normalmente, ao mesmo tempo que as obras de transferência sejam executadas. Dependerá apenas do MP.

Barracas - 
Chamado no relatório do MP como `Praça de Alimentação´, o local onde sempre funcionou as barracas de pastel/espetinho/bebidas, também sofrerá alteração. E, ao que parece, não deverão mais poder ocupar aquele espaço. Mais uma consequência da denúncia feita pelo cidadão em questão.

Dúvidas - 
Com base nesta denúncia, uma nuvem de incertezas cerca a utilização do Conj. Pol. Manoel G. Chagas. Existem aqueles que acham que o local ainda receberá jogos pelo master e suíço. Para outros, o local, que mantém as características originais desde sua inauguração, em 1996, não sediará mais qualquer evento. Enfim, deixo claro neste final: o MP só age quando é acionado.

Promotoria de Justiça - O que disse o órgão:

"A Promotoria de Justiça de Garça instaurou o presente Inquérito Civil com a finalidade de verificar as condições de acessibilidade do Conjunto Esportivo Manoel Gouveia Chagas, a partir de informações que chegaram à Promotoria no sentido que tal Conjunto Esportivo não oferece adequadas condições de acessibilidade.

O Município de Garça informou que durante a semana são desenvolvidas atividades para as crianças e adolescentes e aos finais de semana há a realização de dois Campeonatos Society, aos sábados e domingos. Ainda é informado que o referido Conjunto Poliesportivo é de propriedade do IAPEN – Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Garça -, e que por isto, há restrições legais para promover modificações que envolvam verba pública."