quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Futebol garcense: será que o `Cinquentão´ vai emplacar?

 

Aparecido Figueiredo, o Ciborg, luta pelo `Cinquentão´ no suíço master

Começou o `Cinquentão´, nome dado ao torneio quadrangular master que envolve atletas com idade mínima de 50 anos. Estive acompanhando a rodada inaugural no último sábado, no Conj. Pol. Manoel G. Chagas, com os dois confrontos que abriram a competição.

Idealizado pelo Aparecido Figueiredo, o conhecido Ciborg, conta com a expressiva participação de 80 atletas, 20 inscritos por cada agremiação. Segundo o organizador, "Outras três equipes me procuraram, porém, tudo já estava organizado e eles não puderam entrar", explicou, em tom de enorme satisfação. 

Ciborg luta por um campeonato onde atletas com idade mais avançada possam disputá-lo com mais igualdade, segundo ele. Principalmente física. Isso porque no master, podem ser inscritos aqueles que venham a completar 45 anos na temporada de disputa. Existem situações onde há 20 anos ou mais de diferença, o que, naturalmente, evidencia a diferença física e técnica entre participantes.

Mas o master sempre foi assim. Não é de agora essa diferença etária e, apesar da citação que seriam cerca de 140 atletas disputando o evento, se aceitas mais inscrições no 'Cinquentão', na minha visão, como ex-funcionário da SEJEL e atuante em certames anteriores na organização dos mesmos, outros aspectos devem ser levados em consideração. 

A começar pelo fato de que esse número exaltado acima só foi atingido neste momento, pois é o único torneio em andamento. Será que se o master ainda estivesse ocorrendo, esse total seria alcançado, principalmente se ambos acontecem ao mesmo tempo, o que seria lógico pelo número de campos existentes e horários disponíveis? 

Todos, exatamente todos os atletas, sem exceção, seriam pontas firmes e optariam em disputar o `Cinquentão´ em detrimento ao master? 

São perguntas que deixo no ar para que todos reflitam a respeito. Porém, considero muito justo e realmente merecedora de elogios a iniciativa de se tentar organizar o `Cinquentão´ de forma oficial. É uma ação legítima dos interessados. 

Porém, volto a dizer: não é nada simples materializar esse sonho.