sexta-feira, 28 de julho de 2023

Recordar é Viver: "A homenagem para Nardinho Moretti"

 



Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Se estivesse entre nós, o palmeirense Reginaldo “Nardinho” Moreti, iria completar sessenta e cinco anos na próxima segunda feira, dia 31. Com certeza estaria todo feliz e brincalhão, para comemorar a nova idade, convenhamos, uma idade respeitada. Assim como estaria firme na torcida para o Palmeiras ganhar mais um título e também trabalhando muito, dando um duro danado, na Prefeitura Municipal, a frente da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos. Sempre usando aquele chapéu no melhor estilo “Panamá”. Nas horas de folga, fazendo aquela tradicional caminhada pelas ruas da cidade e no entorno do lago artificial.

Com certeza continuaria zuando muito este articulista, pois todas as vezes que nos encontrávamos ele já vinha falando de futebol: “Tico, o seu Corinthians não vai nem com reza braba, não tá jogando nada”. Aí eu retrucava: “Que nada Nardinho, o seu Palmeiras vai ficar mais um ano na fila, sem ganhar nada”. A resposta vinha de pronto: “Aposto o que você quiser, que o Palmeiras chega dez pontos na frente do Corinthians”. Rapaz, eu sempre comedido, nunca topei, pois o risco de perder era grande. Aí seria muito mais zuação para cima de nós.

Mas quis Deus que tudo isto fosse interrompido no plano terrestre. O Nardinho faleceu no último dia 18 de maio de 2022, para nossa tristeza, dos familiares e sua vasta legião de amigos na cidade. Só que deixou um legado que jamais será esquecido.

E pelos relevantes serviços a nossa comunidade, a Administração Municipal, tendo a frente o Prefeito João Carlos dos Santos, promulgou a Lei nº 5527/23, que denomina a praça pública na esquina das Rua Alberto Alves com Fausto Floriano de Toledo, no Bairro Williams, como “Complexo Turístico e Lazer Reinaldo Moreti”. A homenagem aconteceu no último sábado, dia 22 de julho, num clima de muita emoção, que teve a presença dos familiares, servidores públicos, secretários municipais e muitos amigos.

Falando um pouco do lado esportivo, que era o nosso maior elo, o Nardinho adorava futebol, foi jogador, treinador e dirigente. Nos conhecíamos desde a infância, jogávamos bola no campinho ao lado da estação do trem da Paulista. Ele morava perto da estação, nas proximidades da máquina de café do Sr. Tyrso Pimentel. Só que começou a trabalhar bem cedo, deixou um pouco o futebol de lado. Mas sempre esteve ligado, pois gostava de conversar sobre os times e jogadores. Como atleta do amador defendeu o La Plata, depois no futebol suíço jogou na Fitotécnica, Salão Carter e Juventude, time que foi técnico por várias temporadas. Também não posso esquecer do lado caritativo e cristão desempenhado pelo Nardinho, sempre um fiel católico.  

Veja uma das formações de Juventude, durante o Torneio Preparatório no futebol suíço. Em pé, da esquerda para direita: Lico, Zé Luiz Burato, Totó, Nenê Miranda, Tico e Nardinho; agachados: Laércio, Fernando Tedesco, Neto, Mulato e Zara. Na outra foto, vemos o Nardinho, vestindo o manto sagrado palmeirense, segurado no colo o neto Miguel, que, mantendo a tradição, será mais um torcedor do verdão.

AGRADECIMENTO:  A família Moreti esteve presente (foto) na homenagem quando foi descerrada a placa com o nome do Nardinho no complexo turístico ao lado do lago de Vila Williams. Todos orgulhosos e com o tradicional chapéu que o Nardinho sempre usou no dia a dia. Na oportunidade, as filhas Amanda e Fernanda, felizes pela lembrança e, emocionadas, contaram um pouco da história do querido e saudoso pai, que reproduzimos a seguir: “Primeiramente, nós da família, gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos para que essa homenagem acontecesse. Não vamos citar nomes para não esquecer ninguém."

Queremos dizer que para muitos é apenas mais uma placa, como tantas outras pela cidade. Mas para nós, é mais um motivo de orgulho do Reginaldo Moreti.

"Pai, quem conhecia sua história, sempre soube do seu esforço desde criança, da sua batalha para conquistar suas coisas. Esse espaço com o seu nome é uma linda homenagem para você, que foi exemplo de homem honesto, do bem, de fé e que não media esforços para ajudar a todos ao seu redor. Aqui está o reconhecimento pelo seu trabalho e toda sua dedicação pelo nosso município, em especial o carinho que tinha com o nosso lago. Como sempre dizia, “O cartão postal da cidade”. Obrigada pai por tantos bons exemplos e motivos de orgulho. Você sempre será lembrado por nós com muito amor e carinho.", citaram as filhas.

Para finalizar, uma frase de Santa Teresinha: “A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos e que alegria”. Voce pai, já acordou e está na glória de Deus. Até um dia quando nos encontraremos na eternidade”.

O Nardinho foi casado com a Rosângela> casal teve duas filhas e três netos: Miguel, Murilo e Lorena.