Por Wanderley `Tico´ Cassolla
É o que sempre falo aqui na coluna. Se tem algum esporte rolando em qualquer parte do planeta, tem garcense na jogada. Seja como atleta, torcedor ou trabalhando. Nas Olimpíadas de Paris que está começando, será a vez do nosso conterrâneo, João Pedro Barreto Lustri, entrar em campo, ou melhor, fazer aquela cobertura dos jogos, como ele bem sabe, pela Cazé TV.
Pra lá de contente com a sua “convocação”, na semana passada o João Barreto comentou em sua rede social: “Eu só quero dividir com vocês que eu `tô´ realizando um sonho e `tô´ genuinamente feliz, meus amigos. Nos próximos dias vou cobrir os Jogos Olímpicos Paris 2024 `in loco´ pela Cazé TV. `Cês´ tem noção??? Deu tudo certo, pqp. inacreditável”. De quebra ainda postou fotos direto de Paris, posando na frente da Torre Eiffel, o símbolo maior da cidade das luzes (La Ville Lumiére).
Nós imaginamos a felicidade do João Barreto, também dos pais, o Tamis Gonçalves Lustri e Gi Barreto, e dos vários amigos que tem. Sabemos o quanto ele adora o esporte em geral. Uma das suas especialidades é cobrir eventos esportivos, ainda mais em se falando de uma Olimpíada, o maior evento do planeta.
Com certeza o João Barreto realizará mais um brilhante trabalho na Cazé TV. Assim como não medirá esforços para sempre que tiver uma oportunidade, de falar o nome de Garça, sua terra natal, para os “quatros cantos do mundo”.
Aliás, esta será a segunda Olimpíada que estará participando. A primeira foi em Tóquio, no ano de 2021, quando foi jornalista/produtor do Canal Olímpico do Brasil, o canal oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Amante do futebol, esteve na Copa do Mundo FIFA de 2022, realizada no Catar, porém, como torcedor, junto de amigos garcenses. Já no clima de Paris, João Barreto encontrou duas lendas do jornalismo brasileiro: Galvão Bueno e Álvaro José (foto).
E se você, amigo leitor, quiser conhecer mais sobre o sãopaulino João Barreto, o começo de tudo em Garça, depois sua trajetória no mundo da comunicação, só assistir na rede social, Youtube, o Podicafe, do dia 17 de julho de 2023, na entrevista com o corintiano Fábio Dias e a Mariane Peres (foto).
OLIMPÍADAS DE PARIS: Apesar de que algumas competições estão acontecendo desde quarta-feira, como o futebol masculino e feminino, rugby sevens, tiro com arco e handebol, oficialmente as Olimpíadas de Paris começaram nesta sexta feira (26 de julho), com a bonita e inédita abertura nas águas do Rio Sena, os atletas desfilando em barcos, num percurso de 6 quilômetros até o final na Praça do Trocadéro, um dos pontos turísticos mais procurados na cidade. A cerimônia de encerramento dos jogos será no dia 11 de agosto, ocasião que será entregue a bandeira olímpica ao representante de Los Angeles/USA, sede dos jogos em 2028 e pela terceira vez recebendo o evento.
De acordo com o Comitê Olímpico, 174 países estarão presentes em Paris, com aproximadamente 10.714 atletas, com o objetivo de atingir a glória máxima, conquistando 1041 medalhas, sendo 329 de ouro, 329 prata e 383 bronze, distribuídas em 32 esportes e 48 modalidades. Finalizando a temporada esportiva de Paris/2024, no período de 28 de agosto à 8 de setembro, serão realizados os Jogos Paralímpicos.
CAZÉ-TV: Deverá transmitir mais de 500 horas de competições ao vivo das Olimpíadas de Paris. De propriedade do vascaíno Casimiro Miguel, a Cazé-TV é um canal do Youtube que pode ser acessada também em outras plataformas digitais. O mais importante é que funciona como um canal aberto, sem qualquer custo para o telespectador. A cada dia que passa vem montando um bom time de narradores, comentaristas, repórteres que entendem do assunto.
No começo deste ano tornou-se o maior canal de esportes da internet brasileira. Aos poucos a Cazé-TV vem se consolidando com um canal esportivo de sucesso, transmitindo várias competições do Brasil e do Exterior, atingindo uma grande audiência.