![]() |
Em grupos diferentes, Vimec e ECSL só podem se enfrentar agora numa hipotética decisão |
Fui questionado por um amigo sobre o sistema de disputa da 2ª fase do futebol suíço, onde os oito primeiros classificados após a etapa inicial, foram divididos em dois grupos de quatro, com enfrentando em turno único entre os grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, com jogos de ida e volta entre si, para se apontar os finalistas.
A dúvida surgida foi sobre os critérios de desempate. Caso, ao término das quatro rodadas, as equipes estiverem empatadas com o mesmo número de pontos, como serão definidos os qualificados ao G-4. Muito simples: a melhor campanha da 1ª fase.
Esqueça saldo de gols, gols marcados ou sofridos, gol average, confronto direto, vitórias ou número de cartões amarelos ou vermelhos. Basta verificar a classificação após as 11 rodadas iniciais.
Assim, para dizimar qualquer dúvida que ainda resta, trago abaixo a colocação oficial da 1ª fase, sendo que Juventude e Dinos são aqueles em situação pior, pois foram o 7º e 8º colocados. Obrigatoriamente terão que chegar à frente no número de pontos. Se empatarem, ficarão para trás:
1º) Os Pior
2º) ECSL
3º) Flamengo
4º) Vimec
5º) Inter F.R.
6º) UFC
7º) Juventude
8º) Dinos
Dinos terá que se esforçar muito se quiser ficar com uma das duas vagas do grupo
Classificação - 2ª fase
Grupo 1 -
1º) Dinos - 6 pts
2º) Os Pior - 4 pts
3º) Vimec - 3 pts
4º) Inter F.R. - 00
Grupo 2 -
1º) ECSL - 4 pts
2º) Flamengo, UFC - 3 pts
4º) Juventude - 00