terça-feira, 25 de novembro de 2025

Recordar é Viver: "Roberto Bertuçu, ídolo eterno do Vila Nova-GO"

 

Roberto Bertuçu, grande ídolo do Vila Nova 


O atacante em destaque ao lado dos demais homenageados

Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Um encontro de gerações do Vila Nova FC, um grande time do futebol goiano, desde o ano de 1943, ocorreu no sábado (22/11). O tradicional time, atual campeão estadual, reuniu três gerações de ex-jogadores que fizeram história, não somente no Vila Nova, como também no futebol goiano.

Dentre os homenageados, o ex-centroavante Roberto Aparecido Bertuçu, um dos destaques aqui do futebol garcense, onde jogou no futebol profissional, amador e suiço. Sempre com aquela elegância em campo e o mais importante, marcando gols e mais gols.

No Vila Nova, "Roberto Bombinha", como era conhecido, foi campeão goiano em 1982. No memorável encontro do sábado, foram disputados três jogos. No primeiro, vitória do time do Roberto Bertuçu, por 1 a 0. E adivinha de quem foi o gol? Dele mesmo, Roberto Bertuçu.


Roberto (D), no encontro de gerações do atual campeão goiano



Time campeão na temporada/82, com destaque para Bertuçu

A CARREIRA:
Nascido em Bauru, Roberto Bertuçu, começou na base do Noroeste, passou pelo Garça e se profissionalizou no Marilia. Seguiu carreira, onde fez sucesso no futebol brasileiro e também internacional. Vestiu as camisas do Itumbiara e Vila Nova, campeão goiano em 1982, Maringá/PR, Criciúma/SC, Fluminense/RJ em 1984/85, Elvas (Portugal) e 9 de Outubro de Guayaquil (Equador), em 1982, quando fez dupla de ataque com o brasileiro Jairzinho, o “Furacão” da Copa de 70 no México.

Depois de encerrar a carreira profissional, foi técnico do Garça FC, mas não seguiu em frente. No futebol amador jogou na Casa Ipiranga e no suíço no Salão Carter e Kosminho. Roberto Bertuçu atualmente está morando na vizinha cidade de Gália/SP, onde é empresário no ramo de construção. E todo mês de setembro, é um dos atrativos no jogo do "Garça Eternos", realizado em nossa cidade.