sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Recordar é Viver: "Um grande esportista com um legado gigante no futebol garcense"

Tico Cassolla e Lico 

Por Wanderley 'Tico' Cassolla 

Manoel Frederico Àbido Galdino de Carvalho, o "Lico". Um nome extenso, um apelido pequeno, mas com um futebol de gente grande.

 O Lico teve uma bonita passagem no futebol menor garcense, onde jogou por aproximadamente 30 anos, dos 15 aos 45 anos de idade. Um meio campista, jaqueta 5 ou jaqueta 8, de bons predicados técnicos. 

No campo de pelada do GTC, em 1976: Lico, Zezão Marques, Caíque Bosquê,  Cláudio Mancini e Carlão Marques

A paixão pelo futebol vem desde os tempos de infância, nos jogos entre a garotada no campo de "pelada" do Garça Tênis Clube. A partir daí foi em frente. 

Holanda, no 'Rebelão', em 1977: Osmar, Elcio, Valdeci, João Habache, Fião, Júlio Kagueiama, Sidnei 'Magal' e Zé Gonzaga (presidente); agachados: Tonho Alves, Márcio Miranda, Norte, Jonas, Lico e Zé Miguel

Disputou o campeonato juvenil da cidade, defendendo o time do Holanda, competição realizada no antigo campo da Vila Rebelo, o famoso "Rebelão". Se destacando, foi "contratado" para defender o juvenil do Ipiranga, do técnico Jorge Vollet. 

Independente, ano de 1991: Marinho Corazza, Toninho Perez, Pedroso, Vermeio, Danilo, Buratto e Alcides Vaz; agachados: Jair de Marchi, Caíque, Omar, Zé Cláudio e Célio 

Depois passou para o time principal no Campeonato Amador, onde dividia a posição com o Túlio Calegaro. Entretanto optou para jogar o futebol suíço raiz, época 'terrão', nos campos atrás do Hospital São Lucas. E fez bonito, defendendo o Juventude, Flamengo e Independente, dentre outros. 

Até que decidiu "pendurar" as chuteiras quando completou 45 anos. Mas não se afastou totalmente do esporte. Sempre colaborou com os times, patrocinando uniformes, bolas, medalhas e troféus para os campeões. 

Como torcedor, o Lico é um fiel corintiano, do "bando de loucos". Tem como ídolo o cracaço Ronaldo de Assis Moreira, "Ronaldinho". E faz questão de afirmar: "Quando estou com o tempo livre, assisto na net os jogos e lances protagonizados pelo "El Bruxo", pra mim é um gênio, um fora de série da bola". 

Mas o Lico - apelido familiar -, não para por aí. Tem o seu lado politico forte, é um embaixador do esporte na Câmara Municipal Garça. Assim é que foi eleito vereador em 4 mandatos: 1993 à 1996, 1997 à 2000, 2021 à 2024 e agora em 2025 até 2028. Além de ter sido vice-prefeito em duas oportunidades: 2001 à 2004 e 2005 à 2008. Este é o pequeno e grande Lico, uma verdadeira bandeira do esporte garcense, seja dentro ou fora dos gramados.