![]() |
| Dois nomes gigantes do nosso futebol: Lorão e Tico Cassolla |
Por Wanderley 'Tico' Cassolla
O esportista José Luiz Moraes, o conhecido e famoso "Lorão". Convenhamos, um grande esportista literalmente.
O tupãense Lorão, chegou em nossa cidade ainda criança, com apenas cinco anos de idade. Aqui se entrosou facilmente no mundo do futebol, um assunto que sempre dominou bem. Primeiro como jogador, um zagueirão firme na defesa, aliada a uma boa estatura. Lembro do Lorão "tomando conta" e jogando no time do União, tanto no principal, como no "B". A sua carreira nao foi longa como atleta.
![]() |
| Lorão: um verdadeiro 'paredão' na zaga do União B que disputou vários campeonatos no 'terrão ' |
Entretanto, como dirigente ele se notabilizou. Um dos grandes incentivadores do futebol na Vila Araceli. Ali, juntamente com o Régi, organizou muitos campeonatos no campo de terra da vila, o popular "Beira Rio".
![]() |
| Lorão, ladeado por Tico Cassolla e Enéas Filho |
O Lorão procurou sempre incentivar os jovens da própria comunidade a praticar o futebol. Só que o campeonato foi crescendo e times de outras regiões da cidade começaram a participar. Fui assistir na companhia do corintiano Enéas Filho, várias rodadas, a poeira levantava. A movimentação era intensa durante todo o dia de domingo. Para se ter ideia, os jogos começavam às 8 horas da manhã e terminavam depois das 17 horas. Não tinha intervalo, os confrontos eram disputados até na hora do almoço. Sempre com uma animada torcida na beira do campo. Muitos campeonatos foram promovidos pelo Lorão e o Régi. O sucesso se devia a boa organização e a "linha dura" que os dois impunham. Primavam pela disciplina, o regulamento era duro para cpm os indisciplinados.
Em se falando de futebol profissional, o Lorão torce para o São Paulo FC. e tem como ídolo o ex-goleiro Rogério Ceni: "pegava muito no gol e marcava gols cobrando faltas". Enquanto esteve na ativa e por tudo o que fez, tanto como atleta ou dirigente, o esportista José Luiz Moraes, o "Lorão" deixou seu nome marcado na história do futebol garcense, mais notadamente na comunidade da Vila Araceli.

No União, Campeonato Amador/93, no extinto Nassin Cotait, quando formava zaga com Eduardo Davi
UM DUELO DE GIGANTES: No ano de 1993, joguei duas vezes contra o Lorão. Foi jogo válido pelo Campeonato Amador daquele ano. Lorão, era o beque central, jaqueta 3 do União, eu centroavante, jaqueta 9, do Ipiranga. E olha foi um grande duelo. Apesar do Ipiranga ter vencido os 2 jogos - turno/returno -, e ser o campeão amador daquele ano. Não consegui marcar nenhum gol em cima do Lorão, apesar da vitoria do Ipiranga nos confrontos. Se por baixo nada fiz, por cima, de cabeça (que era o meu forte) também nada consegui. O gigante Lorão, nos parou, literalmente.



Comentários
Postar um comentário
Comentário