sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As informações da última coluna 'Bate Pronto' de 2011


Encerramos 2011 com os fatos mais positivos do esporte no ano. Aproveitamos e desejamos um Ano Novo cheio de realizações, com muita paz junto aos seus familiares. Saúde para todos!!!

10º) O 100º gol marcado por Rogério Ceni em sua carreira. Não poderia ter sido de uma maneira melhor: contra o Corinthians, cobrando falta e o SPFW vencendo por 2 x 1, em Barueri. 

9º) Os títulos mundiais inéditos de Fabiana Murer e Fabiana Beltrami. A primeira se tornou campeã na Coréia do Sul, na prova do salto com vara do atletismo. Beltrami foi ainda além, ficando com o ouro numa modalidade que não é difundida no país: o remo. 

8º) Melhor seleção sulamericana na Copa da África do Sul, o Uruguai se firmou com o 'número 1' das Américas. A Celeste venceu a Copa América, após 15 anos e lidera as eliminatórias para o Mundial do Brasil, em 2014. Definitivamente foi a afirmação do time do técnico Oscar Tabárez e dos atacantes Loco Abreu, Luiz Suares e Diego Forlán, que chegou até vencer a Itália jogando na Europa, 1 x 0, fato nunca ocorrido anteriormente.

7º) A maior torcida do Paraná comemorou um recorde mundial: 24 vitórias consecutivas entre o Campeonato estadual e a Copa do Brasil. E a façanha foi atingida justamente no dia cinco de maio, no massacre diante do Palmeiras, 6 x 0, no Couto Pereira. Além de campeão paranaense, o Coritiba chegou até a decisão da CB, ficando com o vice-campeonato. O Guiness Book referendou a marca no dia 12 de setembro.

6º) Após intermináveis 16 anos, o basquetebol brasileiro voltará às Olimpíadas. A façanha foi alcançada na Argentina, durante a Copa América. A medalha de prata foi o suficiente para o time de Rubén Magnano conquistar o seu objetivo. De quebra, derrubou um tabu de 15 temporadas, sem que os brasileiros derrotassem ‘los hermanos’ em solo platino. O feminino também fez bonito e foi o campeão do Pré-Olímpico realizado na Colômbia, ao vencer a Argentina na decisão. Ambos estão com o passaporte carimbado para Londres/12.

5º) O Corinthians, que ocupou o primeiro posto dos fatos negativos ao ser ‘Toliminado’ ainda na pré-Libertadores, merece elogios pela recuperação na temporada. O alvinegro cumpriu uma campanha arrasadora nas 10 primeiros rodadas, quando venceu nove jogos e disparou na classificação geral. Fechou o ano como campeão brasileiro pela quinta vez e a classificação garantida para a Libertadores. Os corinthianos também comemoraram o início da construção do ‘Itaquerão’, apesar dos protestos pela utilização de dinheiro público numa obra privada.

4º) Thiago Pereira se tornou o atleta brasileiro com o maior número de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. O nadador do Corinthians chegou a 12 no Pan de Guadalajara, duas a mais que o mesatenista palmeirense, Hugo Hoyama, que passou a ser o segundo. ‘Vai Thiago’ soma 18 pódios em três Jogos Pan-Americanos, um a menos que o recordista geral, o também nadador, Gustavo Borges.

3º) Portuguesa ou Barcelusa? O time do técnico Jorginho encantou na Série B, com um futebol ofensivo que o levou a conquistar o primeiro título brasileiro de sua história e com algumas rodadas de antecedência. A Ponte Preta também merece citação, pois foi o outro paulista que ascendeu à elite do futebol nacional. Elogios ainda ao futebol de Pernambuco, único Estado da Federação onde os três grandes subiram: Santa Cruz (Série D para a Série C), além do Náutico e Sport, que retornam à Série A em 2012.

2º) Vasco da Gama. Após um pífio estadual, o Gigante da Colina venceu a Copa do Brasil, chegou ao vice-campeonato brasileiro e às semifinais da Sul Americana. Conseguiu fazer com que Diego Souza voltasse a apresentar um refinado futebol, além de transformar o zagueiro Dedé num verdadeiro ‘mito’. Para os vascaínos, é claro. Citação especial ao exemplo de recuperação do técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVC na última rodada do primeiro turno do Brasileiro em jogo frente o Flamengo e se encontra totalmente recuperado e ainda acreditando em seu retorno ao futebol.

1º) O Santos ocupa o primeiro posto, por razões óbvias. Bi-campeão paulista ao derrotar o Corinthians na final, ganhou a Libertadores após contratar Muricy Ramalho, que pegou o time em situação desesperadora e conseguiu uma campanha, para muitos inacreditável. Abriu mão do Brasileiro e chegou à decisão do Mundial frente o Barcelona. Perdeu por 4 x 0, mas deixou sua torcida feliz. Conseguiu segurar Neymar, que renovou contrato, bem como manteve a sua base vencedora que o torna, sem dúvida, o melhor time do país. O Peixe formou ainda uma equipe de futsal fantástica, que conquistou a Liga Nacional, quebrando a escrita de nunca um paulista se tornar campeão – venceu Carlos Barbosa na disputa por penalidades e sem Falcão, suspenso, na partida decisiva.


Fonte: Coluna Bate Pronto - Jornal Comarca de Garça