sábado, 31 de dezembro de 2011

Recordar é Viver: o versátil ponteiro Haroldo





Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassola 

Dias atrás recordamos o jogo que o Garça venceu o Santos pelo placar de 2 a 0, gols de Ceci e Evaldo, onde destacamos a participação dos jogadores Agamenon e Irineu Palmeira. Tudo porque o Santos estava disputando o Mundial de Clubes do Japão e almejava o tri-mundial. Só que esbarrou diante do notável Barcelona, que proporcionou uma verdadeira aula de futebol. O time espanhol sobrou em campo e  merecidamente conquistou o título. Nada de criticar o Santos, que fez o que pode, mas não vejo na atualidade um adversário a altura para derrotar o time espanhol, o melhor time do planeta. Fico até mesmo em dúvida se uma seleção de ponta vença o Barcelona.
Agora voltando ao dia 05/07/1956, um dos jogadores fundamentais na vitória do Garça sobre o Santos foi o Haroldo Pereira Martins, que atuou improvisado de centroavante. O Haroldo foi um dos jogadores de maior longevidade no futebol profissional garcense. Jogou  até próximo de completar os 40 anos de idade. Sua posição original era ponteiro direito, mas costumeiramente  os treinadores o lançavam na ponta-esquerda, pois tinha facilidade em driblar e ir à linha de fundo. Nascido na cidade mineira de Caxambu, seu primeiro time foi o Fluminense local. Durante um amistoso foi “descoberto” por um dirigente que o levou para o América do Rio, onde ficou uma temporada. Na época o clube carioca não atravessava um bom momento. Acabou recebendo proposta do time de São João da Boa Vista, e lá permaneceu por 3 anos. Um de seus melhores companheiros de clube foi o zagueiro Hideraldo Luiz Bellini, o capitão que levantou a primeira taça mundial pela Seleção Brasileira, no ano de 1.958.
Depois daí passou pelo América de São José do Rio Preto, até que chegou em Garça, e não saiu mais. Defendeu o Garça por mais de 10 anos. O Haroldo não foi lá de marcar gols, era ponteiro no melhor estilo “garçon”, diz que sua especialidade era colocar os atacantes na cara do gol, principalmente o centroavante Paraguaio, que cansou de marcar gols frutos de seus cruzamentos.
Com a carreira de futebolista chegando ao fim, o Haroldo ingressou  no serviço público estadual, e durante muitos anos trabalhou no Fórum local, até que conseguiu a merecida aposentadoria.                                                  
Recordamos uma das formações do quadro principal do Garça Esporte Clube, da década de 60: Em pé da esquerda para direita: Agamenon Soares Galvão, Aldo, Adilson, Xisto, Altamiro Gomes e Dadico; agachados: Haroldo, Vicentinho, China, Ceci e Plínio Dias. O atacante Vicentinho é irmão do ex-ponta-esquerda Edu Jonas, que fez uma grande dupla com Pelé no Santos.
Na outra foto veja como está o Haroldo, um dos melhores atacantes da história do futebol profissional garcense.
                                 “Um Feliz 2.012 com muitas vitórias!!!” 

Fonte: Jornal Comarca de Garça - Coluna 'Recordar é Viver'