quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A justa reclamação de uma equipe do futebol suíço


Com grande satisfação, recebemos um comentário criticando a transferência do início dos torneios preparatórios. O diretor do Independente, José Humberto, o conhecido Zumbé (E), mostrando-se inconformado com o cancelamento dos jogos devido ao fato de algumas equipes não terem cumprido com o prazo para entrega da documentação, sugeriu que os times que se encaixam nesta situação, deveriam ser punidos severamente, como por exemplo, ser declarados perdedores por WO logo na primeira rodada.
Ele acrescentou que os times organizados estão sendo punidos pela incompetência de alguns, fato que concordarmos em gênero, número e grau. Por ser um diretor atuante, organizado, que sempre acrescenta para o futebol garcense pela sua correção e dedicação, achamos que Zumbé e os demais diretores, merecem algumas considerações que se fazem necessárias. São elas:

- No caso do WO, estaríamos punindo um time, claro, porém, quem folgasse na rodada estaria também sendo prejudicado, mesmo tendo a documentação OK. Explica-se: o WO define o placar em 1 x 0. No domingo seguinte, com o time regularizado, quem perdeu por 'Walk Over' na jornada inicial poderia vencer quem folgou ou perder por um placar mais elástico - até empatar se for o caso. Fatalmente alguém seria muito prejudicado, quer seja pelo saldo de gols ou pelos pontos em disputa. É uma situação que não corroboramos, pois, como o time que folgou e tem a burocracia legalizada poderia ficar exposto a um situação desta?

- No caso específico do futebol suíço, foram entregues todas as relações nominais. Porém, há que se ressaltar o seguinte: além das imprecisões documentais citadas, surgem, diariamente novas situações que impedem o cadastro. Além da falta de papéis imprescindíveis, inusitados fatos aparecem a cada instante. Por exemplo, nesta manhã de quarta-feira (1º), o blog teve acesso a informação de que atleta inscrito por determinada equipe, procurou a SEJEL para retificar a informação. Segundo ele, a assinatura na relação nominal não é dele e que o time que defenderá é outro. Tudo isso depois de tudo cadastrado. Como a entidade não tem a função fiscalizadora, fica sujeita a estes contra-tempos que dificultam o correto registro;

Estes são apenas alguns casos corriqueiros. Mas nos sentimos na obrigação de apresentá-los a fim de que todos os dirigentes, que reclamam com razão, fiquem por dentro das 'saias-justas' que surgem diariamente no que diz respeito ao cadastro de jogadores na SEJEL. Por isso, a opção de que o certame se comece com todos os atletas regularizados e não no 'improviso' que possa causar grande desconforto na sequência das competições.