sábado, 25 de fevereiro de 2012

Recordar é Viver: Os campos do futebol suíço

Por Wanderley 'Tico' Cassolla

O futebol suíço vive uma grande expectativa com a aproximação de mais um torneio preparatório. Está chegando a Copa Enéas Sport, competição que já virou tradição da modalidade. O torneio é um “aperitivo” para o campeonato municipal, que neste ano, terá muitas atrações.
Ao que tudo indica será uma das últimas competições no  Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas”, em Vila Cascata, até porque a próxima já deverá acontecer no recinto “Jaime Nogueira Miranda”, ao lado da FATEC.
O “Manoel Gouveia Chagas” foi inaugurado no ano de 1996.  E o primeiro campeão nos  campos gramados foi o Salão Carter, do técnico corintiano Luiz Quine e do “becão” Márcio Rossini. O vice foi o Flamengo.
Anteriormente os campeonatos eram realizados nos campos de terra atrás do Hospital São Lucas. Quem não se lembra do campo dos Escoteiros, Independente, Eletrônica e do Kussumoto “A” e “B”? Durante muito tempo os jogadores correram atrás da bola ali,  levantando poeira pra tudo quanto é lado.
Não sei se é verdade ou lenda. Esta quem me contou foi o Carlinhos Lima, então dirigente da Eletrônica. Num jogo contra a Casa Nascimento válido pelo campeonato, o tempo estava seco, e não chovia havia um bom tempo. A bola rolava solta. Até que num determinado momento, formou-se um grande redemoinho, levantou a bola para o alto, que rodopiou e subiu mais ou menos uns 50 a 80 metros, caindo no cafezal da Fazenda União, que ficava ao lado. Depois foram mais uns 10 minutos para achar a bola perdida entre os pés de café e o árbitro continuar a partida.
Anteriormente os jogos amistosos, bem como as primeiras competições, foram  realizadas no interior do Bosque Municipal, onde um campo foi construído para diversão dos servidores da Prefeitura Municipal. Ali foi o “pontapé” da modalidade em nossa cidade na década de 70. No Garça Tênis Clube havia o  campo de “pelada”, que reunia seus associados e onde surgiu o Kosminho, o mais antigo time da cidade, ainda em atividade.
Hoje recordamos a equipe da Casa Oliveira, do ano de 1976, quando das disputas no bosque. A Casa Oliveira era comandada pelo Maurinho, também funcionário daquela casa comercial. Em pé da esquerda para direita: Celso, Gastão, Edson, Fernando e Sambinha. Agachados: Tiãozinho, Maurinho, Pelezinho e Esquerdinha.                       
No ano de 1979, o Kosminho foi campeão de um torneio disputado no Garça Tênis Clube. No flagrante, o centroavante Zezo, da Eletrônica, colocando a faixa de campeão, no também centroavante e artilheiro do torneio, Erônides José Barbosa, do Kosminho. A direita, atrás do Erônides, está o zagueiro João Alexandre Colombani. À esquerda o “becão” Paulo Renato Alves de Souza, que no melhor estilo “xerifão”, não perdia um só lance: era a bola ou canela do adversário. 




Fonte: jornal Comarca de Garça - Coluna 'Recordar é Viver'