sexta-feira, 30 de março de 2012

Betão Aguiar: um recordista de títulos

Por Wanderley 'Tico' Cassolla






O Flamengo Esporte Clube, o mais antigo time do futebol amador em atividade, completou nesta sexta-feira (30/11) 35 anos de existência. Sem sombra de dúvida o Flamengo está entre as melhores equipes que já existiu no futebol menor garcense. Os números estão aí e não mentem: 11 vezes  campeão amador e inúmeros outros títulos de menor expressão. Portanto, em número de conquistas, é o recordista. Por mais que já pesquisamos e contatamos esportistas mais antigos, não se tem notícias de  uma outra equipe mais vitoriosa. Na seção de esportes do “Comarca” em ampla matéria do palmeirense Marco Antonio Morais, o leitor poderá acompanhar toda a trajetória vitoriosa do Flamengo Esporte Clube, o simpático e admirado clube nascido em Vila Rebelo.
Em se falando de vencedor o grande destaque do Flamengo está fora  das  quatros  linhas: o técnico Gilberto “Bétão” Aguiar, que comanda a equipe desde a fundação, ou seja, do dia 30/03/1977.  Um caso único no futebol, mesmo se tratando de futebol amador.  O Betão Aguiar está sendo páreo duro para o Sir Alex Ferguson, que está há 26 anos à frente de “treneiro” do Manchester United, tradicional clube do futebol inglês.
Só que guardadas as devidas proporções, os números do Betão Aguiar são impressionantes: 14 títulos do amador, sendo 11 pelo Flamengo e 3 no comando do VIMEC),  8 títulos da Copa Lions, 5 títulos do Torneio Prepativo,  1 Taça Cidade de Garça, e 1 campeonato juvenil.  No “futebol de salão”  mais 4 vezes campeão.
O corintiano Betão Aguiar é uma unanimidade entre os esportistas. Não tem uma equipe que não o queira como técnico. Sem falar que goza de muito prestígio entre a boleirada. E apesar de todas estas conquistas continua com a mesma humildade  desde quando conquistou o primeiro título no certame juvenil de Vila Rebelo, lá no longínquo ano de 1977.  Com certeza esta base vem alicerçada pelos seus maiores torcedores e entusiastas: os pais João Aguiar (faleceu em 2009) e dona Maria, que dificilmente perde um jogo.
Como bem afirmou o Marco Morais: “o Betão Aguiar é um grande “gentleman”, um exemplo de esportista que merece toda a admiração da comunidade  esportiva garcense. Ao longo destes 35 anos não se tem notícias de que ele tenha se envolvido em tumultos ou agredido, verbalmente que seja, adversário ou arbitragem, ou mesmo tenha sido advertido ou expulso de campo”.
A coluna recorda duas passagens do mais vitorioso treinador da história do futebol garcense. Acima posando com parte do elenco da temporada de 1987/88. Em pé da esquerda para direita: Valter Matos (dirigente), Betão Aguiar, Natalino, Jabu, João Paulo e Igurê; agachados: Geraldo (massagista), Renato (dirigente), Isaías, Tino e Cabreirinha.
No outro flagrante em foto recente, Betão Aguiar posando com o troféu de campeão amador da temporada de 2011. Aliás, o 11° título à frente do Flamengo e o 14º da carreira. 


Fonte: jornal Comarca de Garça
Coluna 'Recordar é Viver'