quinta-feira, 29 de março de 2012

Coluna Bate Pronto (30/03)

Crédito: Nelson Almeida (UOL)

Corinthians e Palmeiras venceram pela contagem mínima os seus confrontos do meio de semana pelo Paulistão. Com gol de Ramón, na segunda etapa, o vice-líder do Paulistão – o São Paulo derrotou a Catanduvense, 2 x 0 e leva vantagem nos critérios de desempate -, passou pelo XV de Piracicaba, no Pacaembu. Já o Palmeiras, venceu o Paulista, em Jundiaí, com o tento anotado por João Vitor, aos 42’ do segundo tempo, ele que entrou no lugar de Wésley, que fez a sua estreia com a camisa alviverde. Nos demais resultados: Botafogo 2 x 3 São Caetano; Comercial 0 x 2 Oeste; Mogi Mirim 2 x 2 Ituano; Mirassol 2 x 3 Bragantino e Ponte Preta 3 x 1 Portuguesa.

O Flamengo se complicou de vez na Libertadores. Anteontem, foi batido no Paraguai pelo Olimpia, 3 x 2, caindo para o terceiro lugar, com apenas cinco pontos em quatro partidas, em seu grupo. Para não depender de ninguém, precisará derrotar o Emelec-EQU fora e o Lanús-ARG no Engenhão. A pressão está muito forte sobre Ronaldinho Gaúcho e o técnico Joel Santana.

A crise se abateu definitivamente no Campeonato Carioca da 2ª e 3ª divisão. Segundo um estudo feito recentemente, desde 2008, 46 times encerraram as atividades. Entre eles, agremiações conhecidas como o Canto do Rio de Niterói, Entrerriense, Cardoso Moreira, que há algumas temporadas chegou a estar na divisão de elite do Rio de Janeiro e o mais famoso de todos, o Campo Grande, querido ‘Campusca’, que hoje vê o seu estádio, o Ítalo Del Cima, às moscas. Há muita reclamação sobre o recolhimento de uma taxa cobrada pela Federação – 10% sobre a renda líquida de cada jogo – que está acabando de dizimar os combalidos cofres das equipes. O problema é que a entidade nem se movimenta para tentar uma solução.

Porém, há associações que insistem em se manter, aproveitando-se de sua tradição no futebol. Ao contrário dos times citados, outros bem conhecidos seguem firmes e fortes, ‘remando contra a maré’, porém, fazendo todos os esforços possíveis para continuar na ativa na 2ª divisão carioca. Os casos mais conhecidos: Olaria, São Cristóvão, Friburguense, Portuguesa da Ilha do Governador, Goytacaz, Cabofriense e o mais simpático clube do Rio de Janeiro, o América-RJ, campeão carioca em 1913/16/22/28/31/35/60. O Ameriquinha, que teve como um de seus torcedores mais ilustres, o saudoso Tim Maia, ocupa apenas a quarta posição em seu grupo na série de acesso do futebol do Rio.

A situação do futebol carioca é alarmante. Recentemente, o Americano de Campos, que é o lanterna do campeonato, recebeu o Fluminense. Quando o técnico Abel Braga tentou entrar no vestiário, tomou um choque, tamanha era a sujeira e imundície reinante no local. Ele não pensou duas vezes: do próprio bolso, providenciou produtos de higiene e pessoal para limpar a dependência. Somente depois disso é que permitiu que os atletas entrassem para se vestir e ouvir a sua preleção. Muito triste.

Contratado do Corinthians, o campeão mundial de MMA, Anderson Silva, mostra-se incomodado com o retumbante fracasso do documentário “Como Água”, que conta a história de sua luta contra Chael Sonnen. Exibido em 162 salas, alcançou apenas R$ 396 mil de bilheteria, resultado da presença de pouco mais de 60 mil espectadores. Não figura hoje entre os ’10 mais’ do cinema nacional.

Com o término do contrato com a Hypermarcas, o Corinthians tem tudo praticamente acertado com os coreanos da Hyundai, que estaria disposta a pagar R$ 30 milhões anuais por um contrato de três temporadas com o time de Parque São Jorge. Porém, há uma interessante cláusula contratual no patrocínio master: os atletas profissionais serão obrigados a usar os carros da marca, que cederia dois modelos a cada um e, ao final de um ano, teriam a possibilidade da compra dos mesmos. Na diretoria, existem pessoas que julgam que o problema será convencer os atletas mais tarimbados do elenco. Os mais novos não devem se opor.

O Comitê Olímpico Brasileiro está projetando a conquista de 15 medalhas em Londres. Espera-se que a delegação tupiniquim conte com cerca de 250 atletas, em quase três dezenas de modalidades. O criticado e contestado Carlos Arthur Nuzman, presidente da entidade, frisou durante a semana que são as confederações esportivas as responsáveis pela preparação dos atletas. O COB só repassa o dinheiro.

A antepenúltima rodada do Paulistão, primeira fase, terá o Palmeiras recebendo amanhã, 18h30, no Pacaembu, o irregular Mirassol. XV de Piracicaba e Comercial farão o duelo dos desesperados no Barão da Serra Negra, enquanto o Mogi Mirim receberá o Paulista. No domingo, o jogo da TV será entre Oeste e Corinthians, 16 horas, mesmo horário de Portuguesa e Santos, no Canindé. Às 18h30: Ituano x São Paulo; Guaratinguetá x Ponte Preta; Linense x Botafogo; Catanduvense x Guarani; Bragantino x São Caetano.