quinta-feira, 28 de junho de 2012

Recordar é Viver: 'O glorioso esquadrão do Bar Antarctica'

Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassolla






Um dos grandes times do passado que existiu na cidade foi indiscutivelmente o Bar Antartica.  Marcou época no final dos  anos 50 e começo de 60, não somente dentro das quatro linhas, como também fora dos gramados. Comandado pela família Tarora, o  Bar Antartica ficava situado na esquina da Deputado Manoel Joaquim Fernandes com a Rua Barão do Rio Branco, onde atualmente se acha instalada a “Toninho Rotisserie”.  Na época era ali o reduto dos esportistas, onde aconteciam as famosas “rodas da boleirada”, para discutir futebol.
Pensando nisto os “Taroras” resolveram montar um time para disputar o campeonato varzeano, surgindo então o Bar Antartica Esporte Clube. E não foi  difícil agregar um forte elenco. A base de jogadores veio do Nissei Esporte Clube, que havia sido campeão no ano de 1956. Logo no segundo ano de disputas, o primeito título: campeão varzeano da temporada de 1959. O time base era formado pelo goleiro Canarinho; Trincão, Rui Tenorio, Zé Devito e Nelson Scurachio; Professor Isaac, João Trinca, Acácio e Aníbal Bonfim; João Kerr e Viola.
A partir daí o Bar Antartica se tornaria uma equipe de ponta, disputando grandes jogos em Garça e também por toda a região. De acordo com o corintiano Tarorinha, no ano de 1959, o professor Isaac Elias Farah montou uma seleção varzeana para disputar um amistoso contra o Garça, e os melhores jogadores saíram do Bar Antartica. O prélio que aconteceu no antigo Campo de Vila Williams (em frente ao Hospital São Lucas), terminou com a vitória do “Azulão” pelo placar de 3 a 1.
Recordamos uma das formações do Bar Antartica. Em pé da esquerda para direita: Tiãozinho Malange, Nelson Semenssato, Aparecido Tramontini, Toti, Navarro e Lauder; agachados: Tarorinha, Acácio, Viola, João Trinca e Canelão.
Na outra foto posando ao lado do amigo e também corintiano o Tião Severino(dir.), veja como está o José Masako Tarora,  ex-atacante do Nissei Clube e do Bar Antartica, times que fizerem sucesso nas décadas de 50 e 60. Atualmente o Tarorinha mora na cidade litorânea de São Sebastião e continua ligado ao futebol. É fervoroso torcedor do Corinthians Paulista e não se cansa de afirmar que na próxima semana o todo poderoso “Timão”, vai faturar um dos títulos mais importantes de sua história: campeão invicto da  Copa Libertadores de Futebol.  Apesar de ter nascido em Duartina, o Tarorinha chegou ainda pequeno e adotou Garça como sua “segunda mãe”.  Muito embora tenha mudado para São Sebastião no ano de 1958, ainda mantém residência e uma propriedade rural por aqui. A sua paixão pela “Sentinela do Planalto” é tamanha que naquela cidade litorânea  montou um estabelecimento comercial com a denominação de “Supermercado Garça”, que está em atividades ininterruptas há mais de 45 anos. É mais outro “garcense por adoção” que não mede esforços em divulgar o nome de Garça para os quatro cantos do Brasil. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça