segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coluna Bate Pronto (31/07)



A 13ª rodada do Brasileiro foi aberta no sábado com três partidas: Coritiba (15 pts) 2 x 1 Grêmio (24 pts); Internacional (23 pts) 0 x 0 Vasco da Gama (30 pts); Botafogo (20 pts) 1 x 0 Figueirense (8 pts). No domingo: Sport (14 pts) 0 x 0 Atlético-GO ( pts); Bahia (12 pts) 0 x 0 Corinthians (16 pts); Fluminense (26 pts) 0 x 0 Atlético-MG (32 pts); São Paulo (22 pts, com gols de Luis Fabiano (2), Maicon e Jádson) 4 x 1 Flamengo (16 pts); Santos (13 pts) 2 x 1 Ponte Preta (os gols do Peixe foram anotados por Bruno Perez e Miralles); Portuguesa (13 pts) 3 x 1 Náutico (13 pts); Cruzeiro (23 pts, com dois gols de Borges, um, de pênalti absurdo anotado pela arbitragem) 2 x 1 Palmeiras (10 pts, teve o gol marcado por Barcos, através de penalidade).

Sem dúvida o assunto esportivo do momento é a Olimpíada de Londres. De lá, veio a consagração de uma piauiense, de 22 anos, amante dos animais, que trocou a veterinária pelo judô: Sarah Menezes. Ela entrou para a história a se tornar a primeira judoca brasileira a conquistar o ouro, após vitória sobre a romena Alina Dumitru. Centrada, demonstrando uma ligação visceral com o estado, Sarah começou a treinar judô aos nove anos de idade, escondida dos pais. Alcançou a glória olímpica e promete reverter ao seu centro de treinamento, que é aberto para os jovens carentes de Teresina, as benesses que virão após a conquista. Aliás, ela bancou, ao lado de seu técnico, Expedito Peixoto, o custo de R$ 20 mil para a instalação de um tatame para os alunos. Um belo exemplo a ser seguido.

Do judô veio a primeira medalha da Olimpíada. Felipe Kitadai, um paulista residente em Porto Alegre, 23 anos, no dia de seu aniversário conquistou a medalha de bronze ao vencer um oponente italiano. Kitadai demonstrou uma emoção genuína, que tocou a todos os brasileiros. A cena do beijo no símbolo olímpico desenhado no tatame foi uma das mais marcantes do esporte brasileiro em todos os tempos. Ele se empolgou tanto com o resultado, que tomou banhou com a medalha. Porém, ela se quebrado na haste. Através do Comitê Olímpico Brasileiro, entrou com um pedido junto à organização para ganhar outra medalha, fato que foi aceito. Ainda judô: como não se emocionar com a judoca Rafaela Silva, que foi eliminada ontem pela bela húngara H. Karakas, fato que causou uma impressionante crise de choro na brasileira? O motivo foi um golpe irregular que a desclassificou, deixando-a inconformada.

A natação foi a responsável pelo terceiro pódio brasileiro em Londres. Na prova dos 400m medley, Thiago Pereira chegou em segundo, faturando a tão sonhada medalha, que havia lhe escapado em Pequim/08. A modalidade promete mais emoções a partir de hoje, quando César Cielo iniciará a sua participação. Aliás, o atleta de Santa Bárbara D’Oeste foi poupado nas eliminatórias do revezamento 4 x 100m medley. Resultado: o Brasil não se classificou às finais.

O grande mico brasileiro nas Olimpíadas, sem dúvida alguma, foi o ginasta Diego Hypólito. Alegando que “Não sabe o que acontece em Olimpíada”, ele voltou a decepcionar na prova do solo, a exemplo do que ocorreu em Pequim/08. Protagonizou um tombo retumbante, que lhe tirou qualquer oportunidade de medalha. A sua irmã, Daniele, talvez ainda ressentida pelo fiasco de Diego, também foi muito mal na ginástica artística, caindo num exercício e praticamente eliminando o Brasil da final. Foi o fim do ciclo da família Hypólito na ginástica nacional. Outra que disse adeus às competições internacionais foi Daiane dos Santos, que também nunca conquistou nada em Olimpíadas.

O futebol masculino, após vitória sofrida na estreia contra o Egito, 3 x 2, derrotou a Bielorrússia, de virada, 3 x 1, com gols de alexandre Pato, Neymar, num raro gol de falta, e Oscar. Classificado por antecipação cumprirá tabela na última rodada contra a Nova Zelãndia. Por outro lado, o feminino bateu a Nova Zelândia, 1 x 0, também se garantindo na próxima fase. Mas ainda decidirá o primeiro lugar do grupo ante à Grã-Bretanha.

 O voleibol masculino fez a sua estreia vencendo a Tunísia, 3 x 0. Hoje vai encarar a forte Rússia. No feminino, após difícil resultado positivo contra a Turquia, 3 x 2, a seleção acabou sendo derrotada pelos EUA ontem, 3 x 1. No basquetebol masculino, vitória sobre a Austrália, 75 x 71, sendo que pela segunda rodada medirá forças hoje contra o time da casa, a Grã-Bretanha. Por sua vez, o feminino, após ser batido pela França, 73 x 58, voltou a perder ontem, desta vez para a Rússia: 69 x 59. No handebol feminino, o time que enfrentaria ontem no fechamento da rodada Montenegro, batida por 27 x 25, iniciou a campanha com vitória sobre a Croácia, 24 x 23.

Leandro Cunha, Érica Miranda, Bruno Mendonça e Rafaela Silva, foram eliminados no Judô, enquanto hoje há uma grande expectativa pela presença de Leandro Guilheiro, que foi medalhista em Atenas e em Pequim. No voleibol de praia, Álisson/Emanuel voltam à quadra hoje após difícil vitória sobre a Aústria, 2 x 1, enquanto Ricardo/Pedro cunha largaram em seu grupo com vitória sobre a Grã-Bretanha, 2 x 0. No feminino, Juliana/Larissa venceram a dupla das Ilhas Maurício e da Alemanha, praticamente garantindo a classificação, enquanto Maria Elisa/Talita, com um uniforme bem diferente, passaram pelas holandesas, 2 x 0. No iatismo, Roberto Scheidt/Bruno Prada fecharam o segundo dia de competições  ocupando a quarta colocação.

O Brasileiro dá uma pausa e abre espaço para a Copa Sul-Americana, evento que classificará o campeão à próxima edição da Taça Libertadores de América. Nesta fase, os times do Brasil vão se enfrentar em eliminatória simples. Hoje, 21h15, tem Grêmio e Coritiba no Olímpico. Amanhã, 19h30, no Serra Dourada, Atlético-GO e Figueirense. Às 21h50, duas partidas: Bahia x São Paulo; Palmeiras x Botafogo.

Fonte: Jornal Comarca de Garça