sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Coluna 'Recordar é Viver': Valdir Peres e o futebol de botão na Avenida Brasil




Sempre que um conterrâneo ligado ao esporte fica em evidência, a coluna procura divulgar o fato. Neste sentido, o ex-goleiro Waldir Peres, mais uma vez, demonstrou toda a sua popularidade, ao ser destaque em rede nacional. Tudo aconteceu no horário nobre da TV Globo, a maior audiência. O capítulo da última  quinta-feira (13/09) da novela Avenida Brasil mostrou os personagens Tufão (Murilo Benício) e Cadinho (Alexandre Borges) jogando futebol de botão em um bar no bairro do Divino (foto). Eles estavam acompanhados de Leleco (Marcos Caruso) e Silas (Ailton Graça). Cadinho: "Arruma o goleiro aí, Tufão! Atenção, expectativa no estádio, é a final do Campeonato Brasileiro, é o Flamengo, atenção, vai Zico, toma distância, chuta......espalma o goleiro! Waldir Peres, o craque da camisa número 1. Leleco: Ele desenterrou o Waldir Peres!"
Cadinho: "Claro, nessa época, quando a gente era moleque, a gente jogava futebol de botão. Lembra que eu tinha o time completo do São Paulo?"
Tufão: "Não é sacanagem, não. O cara tinha o jogo do São Paulo inteiro, já tinha aqueles botões de acrílico, numerozinho, tudo bonitinho, pintadinho, e eu usando aqueles botões de camisa, tudo estropiado. Cadinho: E o cara sempre ganhava." Silas: "Craque é craque, né, parceiro?"
Feliz com a lembrança, Waldir Peres declarou em seu site “Ontem fiz uma partida excepcional na novela Avenida Brasil. Vejam bem amigos, a novela das oito prende tanto a atenção quanto o futebol de quarta-feira e domingo. Brincadeira a parte, fizeram uma menção no capítulo do dia 13. Os personagens estavam em um boteco, tomando uma gelada e jogando futebol de botão. Depois de ser desenterrado na partida (palavras de Leleco, praticamente meu sósia), comecei a lembrar de antigamente. Nos anos 70 era uma febre se reunir com a molecada e fazer partidas emocionantes. Hoje as coisas mudaram, existe até campeonato profissional e competição para o futebol de botão. É meio difícil achar a criançada brincando com esse tipo de jogo, hoje esses aparelhos eletrônicos chamam mais a atenção do que qualquer coisa. Uma pena, sinto falta desses velhos tempos”.
Isto vem provar que a maior revelação do futebol garcense ainda continua uma celebridade nos dias atuais, mesmo depois de ter parado de jogar  bola há mais de 20 anos. Com o prestígio nas alturas, no último jogo entre São Paulo 3 x 1 Portuguesa (dia 15/09), o “mito” Rogério Ceni, fez questão de homenagear seu ídolo, vestindo a camisa retrô do Waldir Peres dos anos 70 (foto).
Agora voltando ainda mais no tempo, recordo do final dos anos 60, quando ia até a casa do Waldir Peres jogar botão, juntamente com a turma da “Colônia da Paulista”, o Elbinho, Roldney Alvarenga, Dimas, Francisco e disputávamos grandes partidas.  Enquanto vibrávamos com os gols marcados, o Waldir Peres  pulava e gritava com as defesas praticadas pelo arqueiro Poy ou Suli.  Ele só podia ser goleiro mesmo. O time de botão do São Paulo (cor vermelha), ainda tinha o  Gino, Prado, Canhoteiro, Procópio, Roberto Dias, Carbone,  Benê, Dino Sani, e outros. Curiosamente nesta época, o Waldir Perez morava numa casa que ficava na Avenida Brasil, nº  680 (atual Av. Dr. Rafael Paes de Barros), com seus familiares: os pais Edil e Emília, e os irmãos Izabel e Nicola. Coisas do destino!!!

Fonte: Jornal Comarca de Garça