terça-feira, 30 de outubro de 2012

Amigos do Índio x Masters do GFC: jogo cercado de muitas emoções

Time do Garça presente em Rolândia: Chiquinho, Zanon, Chicão, Abegar,
Romeu e Pedroso; Polaco, Davi, Rogerinho, Cunha, Tonho Nego, Marcelo e Tico Cassolla


Indio recebendo a homenagem dos garcenses

Abegar, com a camisa do Nacional de Rolândia

Chiquinho, Indio, Davi, Pedroso, Rogerinho e Abegar
Mais que um simples jogo amistoso, o confronto entre Amigos do Índio x Veteranos do Garça, realizado no último domingo (28), na cidade de Rolândia, serviu para marcar o reencontro entre uma geração que marcou época no futebol profissional de nossa cidade.
A ultima vez que esses jogadores estiveram em ação foi no longínquo ano de 1972, quando defenderam o Garça no  campeonato da então primeira divisão. Naquela temporada o “Azulão” montou um grande time e foi campeão do interior. O time base era este: Chiquinho; Índio, Brito, Pedroso e Abegar; João Luiz e Foguinho; Maurílio, Cláudio Belon, Pulga e Escurinho. Isto mesmo, escalação a moda antiga, no 4-2-4, com quatro jogadores na defesa, dois no meio de campo e quatro no ataque, época do futebol ofensivo, sem retrancas.
Com o final do campeonato, o Garça foi sendo desmontado e os jogadores contratados por outros clube. Cada um seguiu seu destino, e nunca mais se viram ou mesmo mantiveram contatos.
Depois de 40 anos, o reencontro foi emocionante: Índio como anfitrião, Chiquinho goleiro, Pedroso, Abegar,  Davi e Rogerinho entraram em campo mais uma vez. O placar fica para um segundo plano: 5 a 3 para os Amigos do Índio. Isto depois do time garcense abrir o marcador e terminar o primeiro tempo vencendo por 3 a 2, gols de Polaco (2) e Zanon. Para o time paranaense marcaram Celé (3), Zé Côco e China.
Amigos do Índio: Valter; Jureba, Zé Côco, China e Índio; Celé e Zé Silva; Veteranos do Garça: Chiquinho; Polaco, Pedroso, Tonho Nego e Abegar; Zanon e Cunha. Depois entraram: Rogerinho, Davi, Chicão, Tico Cassola e Romeu Abreu; Técnico Manflin – Árbitro: Dirceu de Matos.
Depois num ambiente descontraído, muita animação, ótimas recordações da época que foram atletas profissionais e  muitas histórias e causos para contar.   
Momentos antes do jogo, o José Maria Neiva, o “Índio”, foi homenageado e recebeu um quadro com a foto do Garça – campeão da temporada de 1972. De outro lado,  Abegar ganhou uma camisa do Nacional Atlético Clube, de Rolândia, clube que defendeu em sua carreira. O NAC, conseguiu o acesso, e no ano que vem vai disputar a primeira divisão paranaense.

Por Wanderley Marcos`Tico´ Cassolla