segunda-feira, 30 de junho de 2014

Coluna Bate Pronto (01/07)



Uma grande discussão surgiu após a vitória do Brasil sobre o Chile (1 x 1; 0 x 0, na prorrogação; 3 x 2, nas penalidades máximas), pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil. Thiago Silva é o nome certo para ser o capitão do time? Ele teria estrutura emocional para tal? A polêmica ganhou corpo após a revelação de um jornal alemão de que o zagueiro pediu a Felipão para ser o último a cobrar as penalidades, inclusive após o goleiro Júlio César. A cena em que ele apareceu sentado, afastado dos companheiros e chorando, na hora das cobranças, ajudou ainda mais a levantar a questão.

A Colômbia venceu o Uruguai, 2 x 0, no Maracanã, sendo o adversário do Brasil valendo vaga às semifinais, na sexta-feira, 17 horas, em Fortaleza. Esse é o lado bom da inédita classificação dos `Cafeteros´. O triste é que sete pessoas morreram durante as comemorações pelas ruas daquele país, que está vivendo uma euforia sem igual com a sua seleção de futebol.

A revista alemã Spiegel, publicou no fim de semana uma notícia que causou muito alvoroço: que no jogo entre Croácia e Camarões, vencido pelo país balcânico, 4 x 0, pode ter sido `facilitado´ pelos africanos. Um conhecido apostados europeu teria afirmado antes do confronto que a partida seria 4 x 0 e ainda com um camaronês expulso – Song -, fato que levantou muitas indagações. A FIFA já se pronunciou afirmando que não há indícios de que a partida tenha sofrido qualquer tipo de armação.

A Grécia foi eliminada do Mundial, após empate em 1 x 1, diante da Costa Rica – 0 x 0, na prorrogação e 5 x 3, nas penalidades. Porém, o `Navio Pirata´, como é conhecida a seleção helênica, deixou uma grande demonstração de nacionalismo. Os atletas se recusaram a receber o dinheiro que é direcionado pela FIFA às seleções participantes do Mundial. Alegando que o seu país passa por um terrível momento financeiro, os gregos pediram à federação da modalidade para que o valor seja utilizado na construção de um Centro de Treinamento para todas as seleções, inclusive as de base. Acham que dessa forma estarão contribuindo para o surgimento de muitos valores futuros. A atitude foi muito elogiada mundialmente.

Essa é do LanceNet!: “Seguranças privados que confiscaram máscaras do uruguaio Suárez na entrada do Maracanã no jogo entre Colômbia e Uruguai, disseram que receberam ordem para fazê-lo. A Fifa diz que não deu ordem para brecá-las. As máscaras, que não têm nenhuma mensagem, foram criadas pelos torcedores uruguaios para protestar contra a suspensão do jogador. A posição dos seguranças não é unânime, no entanto. Em alguns portões, torcedores entraram com grandes lotes de máscaras. Alguns entraram no estádio com dezenas delas.”

Miguel `Piojo´ Herrera deixará muita saudade. O técnico do México, com as suas comemorações, reclamações recheadas de caras, bocas e bicos, e grande disposição em atender aos torcedores, foi uma das figuras mais marcantes do Mundial. O seu trabalho agradou tanto os `muchachos´, que a federação mexicana renovou o seu contrato até a Copa da Rússia, em 2018. Em sua despedida, a seleção daquele país foi derrotada pela Holanda, de virada, no domingo, 2 x 1, com os gols sendo sofridos após os 40 minutos do 2º tempo, num chutaço de Sneijder e numa penalidade cobrada por Huntelaar, nos descontos.

De David Coimbra, no ‘Zero Hora': "Oscar, Fred, Daniel Alves e Marcelo são as grandes falências do Brasil dentro de campo. Fora dele, inegavelmente, é Felipão. Não existe nenhum requinte tático no time do Brasil, nenhum ardil de vestiário. A Seleção Brasileira apostou apenas no vigor de seus dois zagueiros e de seus dois volantes, e na qualidade de Neymar. Só." 

Termina hoje a fase de oitavas de final da Copa do Mundo. No Itaquerão, 13 horas, tem Argentina e Suíça, com `los hermanos´ sendo os favoritos para conseguir a classificação. Às 17 horas, na Fonte Nova, a Bélgica medirá forças com os EUA. Os vencedores destes confrontos vão se enfrentar valendo uma vaga nas semifinais. 

Fonte: Jornal Comarca de Garça