sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Recordar é Viver: `José Gonçalves, 90 anos vivendo futebol´










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Chegar aos 90 anos de idade não é pra qualquer um. Agora completar 90 anos esbanjando saúde é para poucos. Mas para o “Seo” José Gonçalves, ou simplesmente Zé Massagista, isto é motivo de muita alegria, pois está com saúde para dar e vender.
Na última quinta feira, “Seo” Zé Massagista comemorou a nova idade. Juntamente com o “pupilo” Abegar (ex-lateral esquerdo do Garça), recordou fatos que marcaram sua longa trajetória dentro do futebol, desempenhando a função de massagista. Com uma memória invejável recordou “casos e causos” que vivenciou dentro e fora dos gramados. Vários confirmados pelo Abegar, que estava presente nos jogos, a maioria da época do Garça.

“Seo” Zé Massagista foi massagista dos memoráveis times do Garça na década de 70.  Sua passagem no Garça durou quase 10 anos, entre os anos de 1.967 a 1.975. Apesar de ter trabalhado em vários clubes do interior  paulista e do Paraná, o orgulho do “Seo” Zé Massagista foi o time do Azulão, isto ele não se cansa de repetir.  Fez parte do “Azulão”, legítimo campeão da 2ª Divisão de Profissionais do Estado de São Paulo, no ano de 1.969, único título reconhecido pela  Federação Paulista.  Outra agremiação que marcou sua carreira foi o Atlético Paranaense, onde trabalhou por vários anos, um clube organizado e bem estruturado.

O “Seo”  Zé tem uma longa  folha de serviços prestadas ao futebol do interior. Ele bem que tentou ser jogador de futebol, isto lá década de 40. Foi goleiro na Prudentina (Presidente Prudente), Ferroviária (Assis) e Paulista (Álvares Machado). Mas não deu certo nesta ingrata profissão. Uma grave contusão (fratura da perna) o fez encerrar a carreira prematuramente. Até que, a pedido de um dirigente, resolveu encarar a profissão de massagista, e não largou mais.

O primeiro time foi a Prudentina, depois a Ferroviária de Assis e Botucatu, Londrina, Cambará, Atlético Paranaense, Corintinha de Prudente, Garça, Velo Clube Rio-Clarense, Taquaritinga, São- Carlense, dentre outros. Na Portuguesa  de  Desportos  trabalhou como auxiliar de  Mário Américo, o mais famoso e folclórico massagista do futebol brasileiro em todos os tempos. Mário Américo integrou a seleção brasileira de 1950 a 1974 e participou de 7 Copas do Mundo.

Recordamos um dos melhores times do Garça, da temporada de 1.974, sempre lembrado pelo nosso homenageado. Em pé da esquerda para direita: Dinho (dirigente), Ari Lima, João Luiz, Abegar, Pedroso, Britão e Chiquinho. Agachados: Maurilio, Cláudio Belon, Paulo Cardoso, Ivo, Helinho Tercioti e Zé Massagista. O presidente era Marcelo da Costa Val. O atacante Ivo, foi quem marcou o gol que subiu o Marília para a principal divisão do futebol paulista, no ano de 1.971.

Na outra foto junto dos atletas do Garça: Ari Lima (esq) e Abegar. No outro flagrante,  ao lado do Abegar, no encontro da última quinta feira, quando “Seo” Zé Massagista, completou 90 anos de idade, esbanjando muita saúde e vitalidade, aliada a sua infalível memória esportiva.