terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Recordar é Viver: `O 1º encontro da turma do Vexame´









Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Uma noite inesquecível e de pura nostalgia. Assim pode ser resumido o primeiro encontro da turma do “Vexame”, que aconteceu na noite do último sábado (27), na área de lazer (churrascaria) do Garça Tênis Clube. Num ambiente familiar e descontraído, a grande maioria dos integrantes do “Vexame” compareceu, tendo a oportunidade de matar  saudade dos bons tempos de uma juventude feliz e sadia. A idéia já vinha amadurecendo há algum tempo. Não demorou muito o Cacaio Vollet e esposa Maria Helena, abraçaram a causa, deram o pontapé inicial e o grupo foi novamente convocado.

No flagrante maior veja os integrantes do grupo, reunidos pela primeira vez, depois de 38 anos. Em pé da esquerda para direita: Chico Ramalho, Luizinho Donato, Miguel Mônico Neto, Osni Baraldi, José Panza Jr, Vermelho, Átila e Cacaio Vollet; no meio: Renato Leal e Patinho. Ajoelhados: César Baraldi, Fernando Bosquê, João Carlos, Leomar Bolinha e Caíque Bosquê.
Na outra foto, uma das formações do time de “pelada” do Vexame, do ano de 1976. Em pé da esquerda para direita: Beto Luchiari, Mineiro, Cacaio Vollet, Aguinaldo e Vermelho; Agachados: Assis Bosquê (prefeito municipal), Fernando Bosquê, Renato Leal, Luizinho Donato e Caíque Bosquê.

No outro flagrante, emoções a flor da pele: Miguel Mônico Neto, Renato Leal e José Panza Jr., com a camisa original, a de número 10, que pertencia ao Aguinaldo Mendes Gomes, inegavelmente o melhor jogador do time.

O cerimonial de abertura foi comandado pelo Renato Leal, atual comentarista do canal SporTV, da Rede Globo. Num discurso saudosista recordou dos bons momentos, quando então jovens sonhadores e esportistas se reuniram para montar o Vexame. Das passagens pitorescas e “importantes decisões” tomadas, todas com o objetivo de fortalecer o Vexame, e consequentemente o GTC. Num momento de reflexão e silencio, recordou o “craque” Aguinaldo, já falecido. E também da Rebeca (filha do Cacaio e Maria Helena). Depois uma salva de palmas. Finalizou dizendo: “Interagir com emoção é comunhão. Obrigado pela comunhão de todos”. Em seguida um clipe de ontem e hoje dos integrantes. Com certeza fortes emoções. O casal Vollet  recebeu um buquê de flores da Dona Dirce Leal. No CD do “DJ – Miguel Neto”, a turma curtiu e dançou no ritmo das músicas da época.

VEXAME: Um grupo formado por jovens associados do GTC – o tradicional clube verde e branco da Av. Dr. Rafael Paes de Barros (outrora Av. Brasil) -, para participar de atividades esportivas e grupos carnavalescos. Fundado no dia 01 de setembro de 1976, curiosamente não tinha um presidente exclusivo. Todos os membros eram os mandatários. Reunidos, tomavam as decisões democraticamente e iam para a luta. Tudo isto foi vivenciado numa época que o nosso País era governado pelo regime militar a “ferro e fogo”. Em algumas atividades, até mesmo as namoradas (algumas futuras esposas) davam suas opiniões e eram respeitadas.

Durante sua existência, o Vexame participou ativamente das olimpíadas esportivas e dos memoráveis carnavais, montando blocos carnavalescos. Venceu várias olimpíadas. Como o próprio nome diz, o lema era não dar vexame, e sim disputar as competições dentro do mais alto espírito esportivo. O importante era ser feliz. Um vitorioso 2.015!!!