quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Coluna Bate Pronto (30/01)



O estadual mais importante do Brasil vai começar amanhã, com o jogo de abertura sendo Grêmio Osasco/Audax e Palmeiras, 17 horas, no Allianz Parque. O Verdão não poderá contar com Dudu e Alan Patrick, devido à burocracia – ambos são vinculados ao futebol ucraniano. Mas deverá ter várias estreias, entre elas, o lateral-direito Lucas, o esquerdo, Zé Roberto, os meio-campistas Gabriel e Robinho, além do atacante Leandro Pereira. Ainda amanhã, vão acontecer outros quatro confrontos pelo Paulistão/15: Bragantino (torcida local poderá entrar sem pagar) x São Bernardo; Rio Claro x Botafogo; Capivariano x Red Bull e XV de Piracicaba x Mogi Mirim.

No domingo, fechando a rodada inaugural, destaque para o Corinthians – quer contratar Vágner Love, que se desligou do Shandong Luneng-CHI -, que receberá no Itaquerão o Marília AC. O São Paulo – está próximo de anunciar o atacante argentino Centurion, do Racing - vai enfrentar o seu algoz do ano passado, Penapolense, no Tenente Carriço. O Santos vai receber o Ituano, na Vila Belmiro, num reencontro dos finalistas de 2014, enquanto o São Bento medirá forças com o Linense. Ponte Preta e Portuguesa vão duelar em Campinas.

Ao longo de sua realização, o Paulistão teve 102 participantes. O Corinthians é o maior vencedor, com 27 conquistas, seguido de Palmeiras (22), São Paulo (21) e Santos (20). Além dos quatro grandes, outras 12 agremiações já levantaram o troféu de campeão. São eles: Paulistano (11), São Paulo Athletic (4), Portuguesa (3), AA das Palmeiras (3), Germânia (2), Americano (2), Internacional (2), AA São Bento (2), Ituano (2), São Caetano (1), Bragantino (1) e Internacional de Limeira (1).

O primeiro certame foi realizado em 1902 e contou com 10 times, todos da capital do Estado. O extinto São Paulo Athletic foi o primeiro campeão, repetindo o título nos dois anos seguintes. Na ocasião, quem organizava era a Liga Paulista de Futebol. A FPF comanda as competições do futebol profissional no Estado desde 1941.

O Corinthians é o time que mais vezes se tornou campeão invicto: 1914, 1916, 1929, 1938 e 2009. O Palmeiras aparece a seguir, dando a volta olímpica sem ter perdido nenhuma partida, nos anos de 1927, 1932 e 1972. O São Paulo só venceu uma vez, em 1946, enquanto que o Santos nunca foi campeão invicto. O santista Pelé, em 1958, anotou a inimaginável marca de 58 gols, sendo o maior artilheiro da história.

De José Roberto Malia, dos canais ESPN: “A vitória de Anderson Silva é favas contadas. O americano Nick Diaz não passa de boi de piranha para uma volta triunfal do brasileiro ao octógono. Anderson só perde se chover canivete em Las Vegas. Aos 31 anos, o gringo já anunciou duas vezes a aposentadoria. Conquistou mais problemas fora do UFC do que encarando adversário. Um sparring, nada mais.” A Globo vai mostrar o encontro, porém, meia hora depois de seu encerramento, ou seja, no bom e velho vídeo-tape.

O Corinthians perdeu o patrocínio da Fisk, que lhe rendia R$ 12 milhões anuais. E está em vias de romper com a Caixa Federal, que está `brecando´ os seus investimentos em clubes de futebol. Caso o fato realmente aconteça, o alvinegro ficará numa situação financeira devastadora, pois deixará de receber outros R$ 30 milhões anuais.

O Palmeiras inovou durante a semana com um drone acompanhando o treinamento e depois repassando as imagens aéreas para a comissão técnica ajustar o posicionamento da equipe. Foi o que bastou para que um corneteiro desse uma ideia original para o equipamento: poderia acompanhar Valdivia fora dos treinamentos para descobrir os locais em que o venezuelano naturalizado chileno frequenta.

Fonte: Jornal Comarca de Garça