terça-feira, 28 de abril de 2015

Destaque Esportivo: rugby, o esporte que vem caindo nas graças da população


Integrantes do BGR, nas dependências do antigo CT do Garça
Se há um esporte que tem crescido muito nos últimos tempos este é o rugby. Através do Brutus Garça Rugby, a modalidade vem ganhando mais adeptos a cada dia e conquistando o seu `lugar ao sol´. Este será o nosso `Destaque Esportivo´ de hoje, com a sua história de superação e crescimento.
O BGR foi fundado há oito anos. Como em todos os esportes que buscam a sua expansão, enfrentou vários obstáculos, sendo o principal deles, o desconhecimento em geral. Nascido na Grã-Bretanha, o rugby é muito forte em várias partes do mundo, sendo que no Brasil, ultimamente, vem ganhando um bom espaço. E em Garça não foi diferente.
Tendo à frente atualmente Vitor Silvério, como presidente/técnico/atleta, conseguiu formar turmas de treinamento, fundamentais para a criação das equipes de competição. Para isso, iniciou um projeto que foi posto em prática na ETEC Monsenhor Antonio Magliano. Dali saíram vários atletas que defenderam ou defendem o BGR, em campeonatos regionais. “Temos a expectativa de expandir este projeto a outras escolas e assim, difundirmos ainda mais o rugby”, motiva-se Silvério, um grande entusiasta da modalidade.
Acentuando que atualmente a entidade conta com um número bem representativo de atletas, que se esforçam nos treinamentos e nas partidas disputadas. Os trabalhos acontecem aos finais de semana, no campo do antigo CT do Garça, no sábado à tarde e aos domingos pela manhã. Os interessados em participar, bastam comparecer e começar os treinamentos.

Silvério é o atual comandante do rugby garcense

Flagrante de aula teórica a alunos da ETEC MAM, que já cedeu vários atletas para o projeto

dedicação aos treinamentos: um dos segredos do crescimento do esporte

Jovens atletas sempre tem merecido grande atenção

Trabalhos sempre são realizados aos finais de semana, no campo do antigo CT do Garça

Esporte não é violento, mas sim, dotado de grande técnica
Quem visualiza uma partida de rugby, percebe que são comuns alguns lances, que num primeiro momento, podem parecer violentos. São trombadas, empurrões, `agarra-agarra´, enfim, situações incomuns que poderiam, facilmente, serem taxadas de violentas. Mas para os praticantes da modalidade, nada mais são do que situações absolutamente normais numa partida.
Na verdade, o rugby é muito técnico e estas jogadas passam longe de qualquer coisa parecida com violência. Quando se começam os treinamentos é que o atleta passa a ter certeza disso.
Por isso que, quem começa a treinar, dificilmente para, devido ao envolvimento causado pelo rugby.


Rugby é caracterizado pela esmerada técnica em todos os movimentos
Repetições incessantes são necessárias para a completa assimilação

Violência? que nada, apenas situações de bloqueio defensivo