quinta-feira, 30 de abril de 2015

Recordar é Viver: "Serginho já foi destaque na Copa Lions"







Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O final de semana esportivo será por conta da Copa Lions, que viverá três grandes decisões: no futebol amador, suíço e suíço master. A primeira será amanhã, no suíço master. No Campo “Heitor Gonçalves”, jogam às 16 horas, Salec x SEC. O campeão ganha o troféu João Dias da Silva. No domingo, pelo suíço tradicional, se enfrentam no “Heitor Gonçalves”, às 8,30 hs, Independente x Amigos. Quem vencer leva o troféu Laércio “Pinta” Santana. No futebol amador a decisão será no estádio “Dr. Rafael Paes de Barros”, às 9 horas, com o confronto entre Manga Rosa x Mercado Gutiérres, valendo o troféu “Jaime de Mattos”. Será a primeira vez na história da Copa, que uma final será disputada no distrito de Jafa. Vale ressaltar que todos os clubes participantes colaboraram com gêneros alimentícios, com o Lions Clube, organizador do torneio, revertendo as contribuições para entidades caritativas de Garça.

A primeira edição aconteceu no ano de 1966, somente com o futebol de campo. O campeão foi o Mercado. A decisão foi no dia 04 de outubro como parte dos festejos de inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. No ano de  1980 foi a vez de inaugurar o “Toyotão”, com o Ipiranga sendo o campeão.
O torneio foi crescendo e no ano de 1991 foi a vez do futebol suíço participar. O primeiro campeão foi o Café Delicioso. No ano de 2.008, chegou a vez do suíço master, e o Flamengo, o campeão.
O maior vencedor da Taça Cidade de Garça (Copa Lions), foi o Ipiranga vencedor em 9 edições, nos anos de 1975, 77, 80, 82, 84, 89, 96, 98 e 99, recorde que dificilmente será batido.

O  MEIA SERGINHO: Angelo Sérgio Martinelli, mais conhecido por “Serginho Morto” foi um dos jogadores que teve a oportunidade de disputar o tradicional torneio. Nas décadas de 60/70, jogou no Ipiranga e  SASP (Sociedade Atlética Sentinela do Planalto). Veja uma das formações do SASP. Em pé da esquerda para direita: Nelsinho, Plininho, Elton, Macalé, Canela, Zé Bituca e Osni; agachados: Tiguinha, Tico, Serginho “Morto”, Agrião e Cidão. O técnico era João Truzzi.

Serginho sempre gostou do futebol. Quando garoto, juntamente com o Nelsinho, Mario Zapata, Celso Cassemiro, Takashi Kitamura e do irmão Admir, ajudou a fundar o Ipiranga. Jogava como meia direita e tinha boa visão de jogo, principalmente nas armação de jogadas para seus companheiros finalizarem.

Serginho não teve uma carreira longa, pois tinha outro hobby: era músico, tocava contrabaixo. Integrou vários conjuntos musicais: The Youngs, Força Viva, Banda Livre, People e Perfil (Marília). Recordamos o The Youngs, no melhor estilo `The Beatles´, na década de 60, se apresentando no Grêmio. Em pé da esquerda para direita: Mario Zapata, Serginho "Morto" e Lairton; agachados: Zé Roberto Moisés e  Teck. No outro flagrante veja como está o Serginho, atualmente morando em Marília. Com o futebol já parou, mas continua animando show e bailes por toda região. Quanto ao futebol gosta de assistir os jogos do São Paulo, seu time do coração, que já teve como goleiro Waldir Peres, com quem o Serginho jogou nos campeonatos juvenis garcenses.