sexta-feira, 30 de outubro de 2015

`Recordar é Viver: Marcos Roldão, um goleiro campeão´









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Estivemos acompanhando a final do futebol suíço master entre o Aliança e o Salec, vencido pelo Salec, que conquistou o tri-campeonato. Confesso que nos últimos 40 anos que acompanho o futebol de nossa cidade, jamais tinha visto um time deixar escapar o título como aconteceu com o Aliança. Perdeu  somente um jogo e o troféu de campeão. O time  disputou 26 jogos e manteve a invencibilidade em 25. Venceu os dois turnos e fez a melhor campanha entre os 11 participantes. O seu algoz foi o campeão Salec, pois em quatro jogos, empatou três e perdeu na final. Sem falar que teve os principais destaques individuais: o artilheiro Barata e goleiro menos vazado, o Marcão Roldão, cuja trajetória no esporte garcense, registraremos a seguir. 
          
O Marcos Antonio Gonçalves Roldão começou a jogar futebol no gol dos aspirantes da Fazenda Santo André no ano de 1.981. No ano seguinte foi lançado como titular da jaqueta um. Sempre se destacando debaixo da meta defendeu, o juvenil da Casa Ipiranga em duas temporadas. Até que no ano de 1986 disputou o único Campeonato Amador, como goleiro do VIMEC, conquistando o título da Copa Lions (Taça Cidade de Garça), e chegou a semifinal daquela temporada, quando sua equipe foi eliminada pela Casa Ipiranga. Segundo o Marcão um dos jogos que está vivo na sua memória: “O VIMEC ganhou a primeira partida, depois perdeu a classificação num jogo que jogava pelo empate no tempo normal e também na prorrogação. Perdemos nas duas oportunidades”.

No mesmo ano de 1.986, voltou aos campeonatos rurícolas, onde fez história. Foi campeão na categoria de aspirantes jogando pelo time da Fazenda Santo André. Conseguiu a proeza de se tornar tetra-campeão da categoria de 1.989 à 92. Ainda no gol da Fazenda Santo André se tornaria campeão na categoria dos titulares. Chegou a disputar dois campeonatos regionais da Liga de Marília, no gol do  Lupércio, até que no ano de 1993, com apenas 25 anos, resolveu dar um tempo. Mas continuava acompanhando o futebol de nossa cidade.

No anos de 2.003 resolveu montar o memorável time do Atlético MS, que conseguiu a proeza de se tornar tri-campeão do futebol amador garcense nos anos de 2.003/04/05. Paralelamente o Atlético-MS foi bi-campeão da Copa dos Campeões Regionais em 2.004/05, Campeão Regional da Copa do SESI (2.004) e campeão da Taça Cidade de Garça (Copa Lions), no ano de 2.004.
Sem falar que a equipe de futsal do Atlético MS foi três vezes vice-campeã da Copa de Futsal, de 2.003/04/05.

No ano de 2.007 foi convidado pelo Guanabara para disputar o suíço master, onde foi tri-campeão da modalidade. Uma contusão no tendão de aquiles, quase o fez encerrar a carreira. Mas persistente, após tratamento médico, assinou para o Dinos, e foi campeão no ano de 2.011. E continuou colecionando títulos: Campeão da Taça Cidade de Garça (Copa Lions) e Taça Enéas Sport. Este ano foi vice-campeão defendendo o Aliança, time que fez uma campanha impecável. De quebra ainda ganhou o troféu de goleiro menos vazado (na foto com o seu pai, o Sr. Antonio Cobra).

Mas a grande jogada mesmo do Marcão, vem sendo na organização dos campeonatos municipais sub-13, sub-15, sub-16 e sub-17. Demonstrando grande espírito esportivo, e sentindo que a SEJEL vinha encontrando uma certa dificuldade para a promoção, ele abraçou a causa e “entrou em campo”, literalmente.  Os campeonatos saíram do papel, a garotada se divertiu correndo  atrás da bola, e foi sucesso total (na foto premiando o João Gabriel, um atleta do futuro).  Afinal de contas, prestigiar as categorias de base, investir na garotada, é a primeira etapa para que o nosso futebol seja forte e competitivo, num futuro não muito distante.