segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Coluna Bate Pronto (01/12)



O São Paulo ficou muito próximo da vaga à Libertadores/16, ao vencer o Figueirense, no Morumbi. Alan Kardec e Thiago Mendes, nos acréscimos, decretaram a virada tricolor, 3 x 2. Como o Internacional apenas empatou diante do Fluminense, 1 x 1, um simples empate do tricolor na última rodada ante ao Goiás, no Serra Dourada, valerá a classificação.

Os outros grandes de São Paulo optaram em escalar times reservas na penúltima rodada do Brasileirão/15. O resultado? Três derrotas. No Allianz Parque, o Palmeiras foi superado pelo Coritiba, 2 x 0, enquanto o Peixe, em São Januário, perdeu para o desesperado Vasco, 1 x 0. O campeão antecipado, Corinthians, também foi derrotado: 2 x 0 para o Sport, no Recife.

Demais resultados: Atlético-PR 3 x 0 Flamengo; Chapecoense 1 x 3 Goiás; Cruzeiro 3 x 0 Joinville; Avaí 1 x 0 Ponte Preta; Grêmio 2 x 1 Atlético-MG. No G-4: Corinthians (80), Atlético-MG (66), Grêmio (65) e São Paulo (59). O Internacional, com 57, ainda reúne chances de avançar à Libertadores. Na briga pelo rebaixamento estão: Coritiba (43), Avaí (41), Figueirense (40), Vasco da Gama (40), Goiás (38) e o rebaixado Joinville (31).

Neymar estará na disputa pela `Bola de Ouro´ da FIFA. A confirmação surgiu ontem pela manhã. Terá como adversários, o companheiro de equipe, Lionel Messi, além de Cristiano Ronaldo, do Real Madri. Desde 2007 não havia um brasileiro na disputa. E essa indicação do atacante vai render ao Santos algo em torno de R$ 6 milhões, devido à cláusula contratual, onde o Peixe faturaria o valor, em caso de Neymar brigar pelo prêmio máximo individual do futebol mundial.

Por outro lado, Wendell Lira, atacante que marcou um gol antológico quando defendia o Goianésia-GO no campeonato estadual, está na disputa pelo gol mais bonito do ano – Prêmio Puskas -, tendo como oponentes, Messi e o italiano da Roma, Alessandro Florenzi. 

Do jornalista Ricardo Perrone, do UOL: “Nos bastidores, dirigentes do Corinthians afirmam existir a garantia da Globo de que o clube manterá a diferença para os rivais que recebem menos dinheiro do que ele da emissora pela transmissão do Brasileirão. O alvinegro foi um dos primeiros a assinar a prorrogação do contrato que terminaria em 2018 e foi esticado até 2020. Times como Santos, Grêmio e Atlético-MG defendiam uma negociação coletiva ou em grupos que recebem a mesma quantia para tentar diminuir a desvantagem em relação a Corinthians e Flamengo. A iniciativa fracassou, e as negociações continuaram sendo individuais. Nesse cenário, cada clube passou a tentar aumentar sua cota e reduzir a distância que os separa de corintianos e flamenguistas.”

“Segundo relatos de cartolas alvinegros, não existe risco de o clube ver sua vantagem reduzida. Afirmam existir garantia contratual de que a diferença para os demais será mantida. Os contratos têm cláusula de confidencialidade, mas, quando forem divulgados os balanços das agremiações será possível verificar quanto cada uma recebeu. Oficialmente, clubes e a Globo não comentam detalhes do acordo, justamente por causa do sigilo contratual. Para os rivais do Corinthians, o clube paulista pode se tornar imbatível se a diferença não cair. Por isso defendem um sistema pelo qual uma parte do dinheiro seja distribuída de maneira igual, outra de acordo com o tamanho da torcida e a terceira conforme o desempenho das equipes.”

Pela Série B do Brasileiro, o Macaé foi o último rebaixado, após derrota para o Ceará, 1 x 0, em Fortaleza. Fará companhia ao Mogi Mirim, Boa Esporte e ABC de Natal. Por outro lado, o Linense faturou a Copa Paulista, ao empatar sem gols diante do Ituano. Na decisão por pênaltis, venceu por 4 x 1. O `Elefante da Noroeste´, com o título, garantiu vaga na Copa do Brasil de 2016.

Jogadores e comissão técnica do Vasco já dão entrevistas celebrando o `profissionalismo´ do Fluminense, arquirrival que enfrentará o Figueirense no sábado, em Floripa. Se o time catarinense vencer, independente do resultado vascaíno contra o Coritiba, a equipe carioca cairá para a Série B. O problema é que os torcedores tricolores já lançaram uma campanha pela internet intitulada: “Entrega Fluminense”.

Fonte: Jornal Comarca de Garça