terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Coluna Bate Pronto (30/12)



Fim de ano é a época ideal para a realização de jogos festivos. E um deles teve vez no domingo, na AABB, envolvendo ex-atletas do Ipiranga, que defenderam a gloriosa equipe alvirrubra nas décadas de 80 e 90. Foi a primeira vez que ocorreu o evento, finalizado com um suculento churrasco naquele tradicional clube. O resultado foi considerado tão positivo, que já está sendo pensada uma segunda edição para 2016.

Time com maior longevidade no futebol amador garcense, o CAI, fundado em 1960, permaneceu em atividade ininterrupta até 1999. Neste período faturou três títulos municipais – 76, 79 e 93 -, além de ter se tornado o maior vencedor da Taça Cidade de Garça, com nove conquistas. Além de várias revelações que depois se tornaram profissionais – Pi e Júlio César são alguns dos exemplos – o Ipiranga ainda contou com o maior artilheiro da historia do futebol garcense, Wanderley `Tico´ Cassolla.

O Palmeiras está emprestando o atacante Mouche, pouco utilizado por Marcelo Oliveira, ao Atlas-MEX. Outro argentino que pode estar deixando o Palmeiras é Cristaldo. O Verdão recebeu proposta de R$ 10 milhões, mas está exigindo 20% a mais para liberá-lo ao futebol russo.

No auge de seus 45 anos, o pentacampeão mundial Edílson vai retornar aos gramados, para defender o Taboão da Serra, na `segundona´ paulista. Será mais um projeto de marketing da equipe da GSP, que já teve em suas fileiras os atacantes Fabrício Carvalho e Viola. Antes de sua aposentadoria, o último time que defendeu foi o Bahia, em 2010. Recentemente o `Capetinha´ esteve envolvido em investigação da PF que ligou o seu nome a grupo especializado em fraudar pagamentos de loterias da Caixa por meio de validação de bilhetes falsos.

Com a participação de 112 clubes – recorde do evento -, 27 cidades-sede, além de 28 estádios, começará no sábado, a edição/16 da Copa São Paulo de futebol júnior. Serão 28 grupos, com os dois primeiros avançando à etapa seguinte. Desta vez, o representante internacional será o Pérolas Negras, do Haiti. Distante cerca de 35 kms de Garça, Marília receberá um grupo, composto ainda por Vitória da Conquista-BA, Comercial-RP e Cruzeiro-MG.

Do jornalista Fábio Suzuki: “Gestora do Allianz Parque pelos próximos 20 anos, a WTorre faturou cerca de R$ 50 milhões com o novo estádio do Palmeiras desde a sua inauguração, em novembro de 2014. A principal fonte de receita da arena é o naming rights, negociado com a seguradora Allianz, que representou em torno de 40% do total arrecadado pela construtora.”

“Cotas de patrocínio nos setores inferior e superior do estádio, uma delas negociada com o Banco do Brasil, representam outros 10% da receita. Contratos com empresas de serviço, além dos variados eventos realizados, completam a receita da WTorre. Nos primeiros 14 meses do estádio, foram realizados 39 jogos de futebol, sete mega shows, dois eventos no anfiteatro, 40 eventos corporativos e outros quatro sociais. Nesse período, a área de eventos foi responsável por 5% do faturamento da WTorre. Para 2016, a expectativa da gestora do Allianz Parque é aumentar o número de shows realizados no anfiteatro da arena, cuja capacidade é para até 11 mil pessoas.”

Master garcense se movimentando em torneio que deve começar em janeiro, novas equipes anunciando ingresso no futebol suíço e futebol de areia com o sucesso de sempre. Porém, ninguém fala nada sobre o amador. Será qual o futuro do mais tradicional certame de futebol da cidade, cuja edição inicial foi realizada em 1950?

Chegamos ao final de mais uma temporada, com muitas notícias publicadas. Algumas alegres, outras, nem tanto. Mas o que fica é o agradecimento aos nossos leitores pela fidelidade durante 2015. Que no ano que se aproxima possamos novamente estar juntos, acompanhando os principais fatos esportivos. Uma passagem com muita alegria, saúde e paz. São os nossos votos. Feliz 2016!

Fonte: Jornal Comarca de Garça